Pizzaria é investigada por homofobia em Fortaleza; entenda o caso

Estabelecimento já perdeu cerca de 2 mil seguidores em três dias.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:56)
nota
Legenda: Pizzaria publicou 'nota de esclarecimento' após ser denunciada.
Foto: Reprodução/Instagram.

A pizzaria Two Brothers foi acusada de homofobia contra dois consumidores. O caso é investigado na Polícia desde terça-feira (9) como discriminação por orientação sexual e aconteceu após uma publicação do estabelecimento sobre uma promoção para o Dia dos Namorados. 

Atualmente, a pizzaria tem quatro unidades espalhadas pelo Ceará e acumula mais de 230 mil seguidores apenas no Instagram — rede social em que a polêmica iniciou. 

O post que deu início ao caso foi feito na própria terça-feira. Na publicação, a pizzaria informava que mulheres poderiam participar do rodízio de pizzas de forma gratuita, caso os namorados cumprissem um "desafio para a copa". 

Veja também

Além do post, o restaurante publicou alguns vídeos para promover o desafio e reafirmar que o benefício seria válido apenas para mulheres. Todas as publicações foram posteriormente excluídas. 

Em um comentário que viralizou, uma usuária questionou se a promoção seria válida também para um casal composto por dois homens ou por duas mulheres. "Leva as mães", respondeu a pizzaria. 

O comentário deu início a uma série de outras respostas consideradas homofóbicas e transfóbicas. O caso passou a viralizar nas redes sociais, sendo registrado formalmente alguns dias depois. 

"Se vier de peruca", comentou a pizzaria ao se referir a mulheres transsexuais

Ainda nos comentários, alguns usuários perpetuavam falas homofóbicas, em tom de ironia. Um homem chegou a perguntar se uma mulher transsexual teria direito de participar da promoção. 

A pizzaria respondeu com risadas e a seguinte frase: "Se vier de peruca pode". O caso passou a viralizar em redes como X e Instagram, entre usuários que se sentiram ofendidos pela publicação. 

se vier de peruca
Legenda: Comentário da pizzaria ao se referir a mulheres trans.
Foto: Reprodução/Instagram.

Ainda na terça-feira (9), o mestre em Psicologia, Francisco Jacinto Júnior, fez um comentário apontando que aquelas falas tanto da pizzaria como dos usuários seriam criminosas e que a promoção deveria ser válida para casais homoafetivos. 

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Francisco contou que além de a promoção ter sido feita de forma preconceituosa, a pizzaria continuou compactuando com os comentários violentos. 

No dia seguinte, a Two Brothers respondeu o comentário de Francisco, afirmando que a promoção não seria válida para um casal composto por dois homens, pois "não teríamos como diferenciar se é um casal verdadeiro ou dois amigos", escreveu a pizzaria. 

resposta casal de amigos
Legenda: Comentário da pizzaria em resposta ao cearense Francisco Jacinto.
Foto: Reprodução/Instagram.

A partir disso, algumas contas começaram a publicar prints da situação, que em alguns casos eram respondidos pela pizzaria em tom de deboche. "Fala baixo, mas fala da Two", respondeu a Two Brothers a um dos posts que denunciava a situação. 

Denúncia foi feita no Dia dos Namorados 

No Dia dos Namorados, (12), Francisco Jacinto e o marido Mateus Rodrigues formalizaram uma denúncia na Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Intolerância Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin), no bairro Papicu. 

"Na delegacia nós vimos que a pizzaria apagou simplesmente todo o conteúdo de junho", disse Francisco, que utilizou prints para registrar a denúncia.

Francisco que tem estudos sobre heteronormatividade e formas de opressão, contou também que apesar de se sentir "cansado e indignado", entendeu a importância de denunciar. "Não só por mim mas pelas pessoas que não conseguiram", concluiu o entrevistado. 

Após o registro do boletim de ocorrência, a pizzaria passou a negar que a promoção tenha sido feita para o Dia dos Namorados, ou que tenha sido destinada apenas para casais heteronormativos.

negou
Legenda: Pizzaria passou a negar que a promoção tenha sido feita para o Dia dos Namorados.
Foto: Reprodução/Instagram.

Francisco Jacinto disse que não recebeu nenhum pedido de desculpas ou explicação por parte da pizzaria. Nos stories, o estabelecimento publicou uma nota de esclarecimento, afirmando que "antes de qualquer explicação, queremos reconhecer que erramos".

Investigação está em andamento

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso é investigado desde terça-feira (9), após o registro de um boletim de ocorrência.

Segundo a pasta, diligências seguem sendo realizadas para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos na prática criminosa. 

A equipe de reportagem entrou em contato com a pizzaria e com um dos proprietários do estabelecimento, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações. 

*Estagiária supervisionada pelo jornalista Felipe Mesquita.  

Assuntos Relacionados