Operação de órgãos de segurança derruba 'barreiras' feitas por criminosos no Cidade Jardim II

Obstáculos eram financiados por grupos criminosos para dificultar o trabalho policial na região do bairro Prefeito José Walter

Escrito por Redação ,
Legenda: Bombeiros removem grades que poderiam ser obstáculos de acesso em caso de incêndio, segundo corporação
Foto: Wânyffer Monteiro/SVM

Uma operação conjunta das forças de segurança derruba muros e grades erguidos de forma irregular no Conjunto Habitacional Cidade Jardim II, no bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (1º). Segundo as investigações da polícia, alguns obstáculos foram financiados por grupos criminosos com a intenção de dificultar o trabalho policial na região.

Agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil, Perícia Forense do Estado (Pefoce) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) participam da ação, que é coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol). 

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e cães farejadores são utilizados no monitoramento ostensivo, que também monitora pessoas da área que fazem uso de tornozeleira eletrônica.

Além das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), também participam da ação equipes da Guarda MunicipalSecretaria da Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

O comandante do 2° Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar, tenente-coronel Naerton Gomes, explica que a ação integrada das forças de segurança busca dar apoio aos órgãos fiscalizadores da prefeitura. A Agefis deve identificar e remover as estruturas irregulares construídas no local, como portões, grades, muros e outros anexos.

As barreiras comprometem a chegada de agentes de segurança, como bombeiros e policiais, explica Gomes. "Aquele momento perdido para retirar esse portão pode significar muito para uma vida que esteja lá dentro, em risco", afirmou o tenente-coronel. 

Os agentes do Detran devem monitorar a regularidade dos veículos presentes na comunidade. O comandante afirmou que a Enel Distribuição Ceará também deve integrar a operação, verificando possíveis ligações irregulares de energia. 

Os cães farejadores são utilizados para buscas por armas, munição, drogas e outros ilícitos. O tenente-coronel Naerton afirmou foi encontrado uma estrutura de rinha de galo dentro de um imóvel, com animais em situação precária. A ocorrência ainda está em andamento. 

Legenda: Órgãos de segurança e de fiscalização realizam operação conjunta no Cidade Jardim 2, no José Walter.
Foto: SSPDS/ Divulgação

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados