Quase 10 anos depois do crime, cinco homens foram denunciados pelo assassinato da vereadora do município cearense de Aiuaba, Jucely Alves Arrais, morta a tiros dentro de casa em 21 de fevereiro de 2017. Conforme o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulgou nesta quinta-feira (22), a morte seria uma retaliação pela morte de um membro da família de dois dos acusados.
Segundo o MPCE, o crime teria sido motivado por conflitos familiares, políticos e econômicos.
Um dos denunciados teria dado suporte logístico à ação, junto com outro familiares, também alvo de denúncia. Além deles, foram acusados duas pessoas que seriam os responsáveis pelo monitoramento da rotina da vítima e pela preparação do atentado; além de outro que conduziu o veículo de apoio ao crime.
A peça acusatória, assinada por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Aiuaba, foi baseada em imagens de câmeras de videomonitoramento e de material apreendido em celulares dos supostoa envolvidos.
Como foi o atentado
O vídeo do dia do atentado, ocorrido na localidade de Bom Nome, foi obtido pelo Diário do Nordeste em 2019. É possível ver o momento em que um carro modelo Palio estaciona em frente à casa de Cely e descem sete homens armados e encapuzados. Pelo menos três deles usavam coletes.
Um segundo carro já estava no local antes da chega do Palio. Durante a ação, é possível ver que os motoristas dos dois carros ficam do lado de fora de "guarda".
No interior da casa, uma outra câmera continuou registrando a ação criminosa. Dentro da propriedade, dois dos suspeitos são vistos indo em direção aos fundos do imóvel.
Sem entrar na casa, eles realizam disparos de arma de fogo. Em seguida, todos retornam e encaminham-se de volta para dentro dos carros, saindo da rua. A ação, que dura pouco mais de meio minuto
Série de assassinatos
A morte de Cely Alves foi parte de uma série de atentados contra famílias políticas de Aiuaba. Um mês antes de ser assassinada, a parlamentar perdeu o irmão, Juleudy Alves Arrais, em um ataque a tiros.
Menos de um mês depois da morte da vereadora, o marido dela, Francisco Alves de Souza, o 'Josa', foi morto no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Ele estava sentado na calçada de uma casa reunido com parentes quando foi surpreendido por homens que desceram de um veículo Corolla.
'Josa' é irmão de José Valmir de Sousa, que também foi vereador de Aiuaba e acabou executado, em setembro de 2016, durante um comício na cidade.
Ainda em 2017, em abril, um novo ataque tirou a vida de Graciliano Bezerra Pereira, irmão do presidente da Câmara de Vereadores de Aiuaba, encontrado morto em um lava jato.