Nove motoristas e motociclistas que atuam por aplicativo foram conduzidos à delegacia por manipularem preços de corridas na noite dessa quarta-feira (5) no bairro Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A prática é conhecida como “dinâmica” entre os profissionais. A ação policial também terminou com 26 celulares apreendidos.
De acordo com a Polícia Militar do Ceará, agentes do 12º Batalhão patrulhavam na Avenida das Dunas quando suspeitaram do comportamento de motociclistas estacionados. Durante a abordagem inicial, um motociclista desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir, trafegando na contramão e avançando cruzamentos. Após acompanhamento tático, ele foi alcançado em uma rua sem saída.
Na sequência da ocorrência, as equipes localizaram outro grupo formado por motocicletas e automóveis. Parte dos condutores fugiu ao perceber a aproximação policial, mas três motocicletas e um automóvel foram abordados. No interior do carro, diversos aparelhos celulares foram encontrados.
Ao todo, nove pessoas e seis veículos foram conduzidos à delegacia. Conforme informado pelos envolvidos, eles participavam da mesma prática e assumiram a propriedade dos aparelhos celulares apreendidos.
A ocorrência foi apresentada na delegacia competente, onde os envolvidos foram colocados à disposição da autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada para apuração dos crimes de desobediência e contra a economia popular, previsto no artigo 2º, inciso IX, da Lei nº 1.521/1951.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois homens foram autuados, enquanto seis homens e uma mulher foram ouvidos como testemunhas. Um dos homens, de 33 anos, possui antecedentes criminais por roubo e tráfico de drogas.
Golpe se torna comum
Em março deste ano, a Polícia também identificou um grupo executando prática semelhante. Os agentes encontraram de sete a oito motoristas reunidos de forma suspeita para supostamente praticar o esquema.
Ao perceberem a presença policial, a maioria fugiu, e o único que permaneceu no local foi Francisco Thalison de Oliveira Varela, motorista de carro por app, autuado por estelionato majorado. Segundo a investigação, a prática configura crime contra a ordem econômica, onde são formados acordos entre os suspeitos para a fixação artificial de preços.
Com o suspeito, e também em veículos próximos, foram apreendidos um total 14 aparelhos celulares.
Tarifa dinâmica 'fake'
Motoristas e motociclistas se reúnem em pontos específicos da cidade para manipular tarifas dinâmicas, que são mais caras e colocadas em prática pelas empresas de transporte particular de aplicativo quando há uma demanda maior de viagens em dias e horários específicos. É comum, por exemplo, que em grandes eventos na cidade, como shows, ou dias chuvosos, a tarifa entre em prática.
O grupo usava outros celulares com contas nas plataformas para solicitar várias corridas na mesma região, e logo depois cancelavam, fazendo o aplicativo ativar o preço mais alto.