Um homem foi identificado como suspeito de utilizar o cartão bancário de um vereador de Poranga, no interior do Ceará, para realizar compras em estabelecimentos comerciais do município. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (23), após o parlamentar Cícero Alves de Assunção procurar a Secretaria Municipal de Segurança Pública para relatar o caso.
Segundo Moreira Junior, secretário municipal de Segurança Pública de Poranga, o vereador percebeu que havia perdido o cartão do Bradesco quando precisou sacar dinheiro e não o encontrou. Ao procurar a agência bancária, foi informado de que diversas compras haviam sido realizadas com o cartão.
De acordo com o secretário, o cartão funcionava por aproximação, o que teria permitido a realização das transações.
Suspeito foi localizado após diligências
Após receber informações sobre as compras, o vereador obteve um extrato das transações e identificou um estabelecimento comercial conhecido. Com o auxílio de um comerciante, foi possível verificar imagens de câmeras de segurança que mostrariam um homem realizando uma compra no mesmo horário registrado no extrato bancário.
O parlamentar procurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que iniciou diligências para localizar o suspeito. Conforme o relato do secretário, o homem foi abordado e estava com o cartão bancário do vereador, além de comprovantes de pagamentos e objetos adquiridos nas compras.
Segundo a narrativa registrada pela equipe responsável na ocorrência, o suspeito afirmou que havia encontrado o cartão havia pouco mais de dez dias e que realizou diversas compras no comércio da cidade, mesmo sabendo que não era o titular do meio de pagamento.
Ainda conforme o registro, o homem informou que outros objetos comprados com o cartão estavam em uma padaria no Centro do município. A equipe foi ao local e recuperou os itens.
Objetos foram recuperados
Entre os materiais recuperados estão o cartão bancário do Bradesco, uma caixa de som portátil sem fio, um perfume e um relógio. Também foram encontrados comprovantes de pagamentos relacionados às transações.
Após a abordagem, o suspeito e os objetos apreendidos foram encaminhados à 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Crateús, para os procedimentos cabíveis.
De acordo com Moreira Junior, foi registrado um boletim de ocorrência, e o suspeito foi liberado após os procedimentos iniciais. Ele deverá ser chamado posteriormente para prestar esclarecimentos à Polícia Civil, conforme a necessidade da investigação.