'Celim da Babilônia' e mais líderes de facções estão entre presos que voltaram ao Ceará; veja lista

Homem apontado como traficante internacional e primos brigados também foram recambiados ao Estado

Escrito por Por Messias Borges , messias.borges@svm.com.br
Os 28 presos já foram distribuídos no sistema penitenciário cearense
Legenda: Os 28 presos já foram distribuídos no sistema penitenciário cearense
Foto: Foto: Helene Santos

Os 28 presos que estavam em presídios federais e voltaram para o sistema prisional do Ceará exercem papéis de liderança nas três facções criminosas que predominam no Estado, Comando Vermelho (CV), Guardiões do Estado (GDE) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles respondem a crimes como organização criminosa, homicídio, roubo e tráfico de drogas. Confira a lista dos presos abaixo.

A reportagem apurou que o retorno dos detentos se deu pelo término do prazo dos mesmos no Sistema Penitenciário Federal, sem que as autoridades cearenses pedissem em tempo a renovação da custódia deles em outros Estados. Entretanto, esse pedido está sendo estudado.

Os presos foram transferidos para presídios federais durante e depois da maior série de ataques criminosos a bens públicos e privados do Ceará, ocorrida em janeiro de 2019. Conforme as investigações, eles ordenaram os crimes de dentro do presídio e alguns deles chegaram a se rebelar na unidade penitenciária, devido o regime duro anunciado pelo secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque.

A Secretaria confirmou, em nota, o recambiamento dos detentos para o Ceará e garantiu "que todos eles passaram pela triagem médica, fizeram testagem para Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e ficaram o tempo de isolamento necessário preconizado pela Secretaria de Saúde do Estado".

O Ceará previa inaugurar o primeiro Presídio de Segurança Máxima Estadual no início deste ano, mas o plano foi adiado pela pandemia. Entretanto, a SAP afirmou "que o sistema prisional cearense está preparado para receber e abrigar, com segurança, qualquer interno que esteja sob a sua tutela".

Quem são os detentos que voltaram ao Estado

Entre os 28 presos, está Auricélio Sousa Freitas, o 'Celim da Babilônia', fundador e um dos principais líderes da GDE. Ele é acusado de ser um dos mandantes da Chacina das Cajazeiras (que deixou 14 mortos em uma festa) e de expulsar dezenas de famílias que residiam no bairro Barroso, em Fortaleza.

Marcílio Alves Feitosa e Leandro de Sousa Teixeira são apontados como líderes do PCC. O primeiro, conhecido como 'Tranca', foi preso por tráfico internacional de drogas e já foi considerado um dos homens de confiança de Gilberto Aparecido dos Santos, o 'Fuminho', acusado de liderar os assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, o 'Gegê do Mangue' e Fabiano Alves de Sousa, o 'Paca'.

Já Leandro teria criado uma filial do PCC em Caucaia e é primo de Francisco Márcio Teixeira Perdigão, outro líder da facção criminosa no Ceará.

Dois primos também voltaram aos presídios cearenses. Eles eram comparsas, mas viraram chefes de facções rivais em Pacajus após uma desavença. José Fabiano Nunes de Alencar, o 'Fabiano Dantas', é um dos líderes do PCC na região e responde por homicídio, latrocínio, roubo e receptação. E Francisco Patrick Alencar Amaral, o 'Patrick Dantas', lidera o CV e responde por tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Confira a lista completa:

1. Renan Pereira da Silva
2. Euder de Sousa Bonethe
3. Auricelio Sousa Freitas
4. Francisco Patrick Alencar Amaral
5. Daniel Junior dos Santos da Silva
6. José Aldir Lopes de Oliveira
7. Adailo de Sousa Costa
8. Francisco Rafael Alves de Lima
9. Fabiano Silva Lima
10. João Vaz de Sousa Neto
11. Willame Huaina Diogenes Cintra
12. Antônio Gerlando Sampaio
13. Lúcio Bispo dos Santos
14. Marigebio Ferreira de Freitas
15. Márcio Henrique Jacome Lopes
16. Erivando Paulino de Sousa
17. Francisco Arielson de Souza
18. Francisco Eudes Martins da Costa

19. João Wanderson dos Santos Sousa
20. José Fabiano Nunes de Alencar
21. Leandro de Sousa Teixeira
22. Leonardo Santos Bezerra
23. Manoel Giliarde da Silva
24. Marcílio Alves Feitosa
25. Marco Aurélio Flávio
26. Paulo César da Costa Souza

27. José Glauberto Teixeira do Nascimento
28. Clauber Pereira de Sousa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados