A morte de um suspeito em um confronto com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Vila Velha, em Fortaleza, no último domingo (10), levou uma facção criminosa a espalhar ameaças nas redes sociais. Como resposta, a Polícia realizou uma operação e reforçou o policiamento no bairro, nesta segunda-feira (11).
A intervenção policial com morte aconteceu na Rua Arthur Borges. "Conforme relatório de ocorrência, por volta de 16h20, em patrulhamento preventivo, uma composição do 20º Batalhão foi surpreendida por disparos de arma de fogo, na rua Arthur Borges, em uma área de manguezal. Os militares reagiram a fim de cessar a injusta agressão e em legítima defesa", narra a PMCE, em nota.
Um suspeito de 27 anos, que não teve a identidade revelada, foi morto. A reportagem apurou que o apelido dele era 'Lacoste'. Segundo a Polícia Militar, ele respondia a processos criminais por corrupção de menores, consumo, tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm e um revólver Ponto 38. O material apreendido foi levado ao 10º Distrito Policial, da Polícia Civil do Ceará (PCCE). Pelo menos seis comparsas do suspeito morto fugiram.
A Polícia Militar destacou, ainda na nota, que "a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia".
Dois suspeitos são presos
Horas após a morte de 'Lacoste', mensagens atribuídas a uma facção criminosa ameaçavam comerciantes e policiais que atuam na região, sobre possíveis ataques criminosos, segundo informações de uma fonte da Inteligência da Polícia Civil do Ceará.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) agiu rápido e montou uma operação no bairro Vila Velha, ainda na noite de domingo (10) e na manhã desta segunda-feira (11), com atuação de policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando Tático Motorizado (Cotam) e Força Tática de Apoio (FTA); e policiais civis da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do 17º Distrito Policial; além de agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin).
Os trabalhos policiais resultaram nas prisões de dois suspeitos. "No domingo, foi preso um homem de 22 anos, com antecedentes por lesão corporal dolosa e roubo a pessoa. Contra ele, constava um mandado de prisão preventiva em aberto, por crime de violência doméstica", informa a SSPDS.
"Em continuidade aos trabalhos ostensivos, a PMCE prendeu, nesta segunda-feira, um homem de 21 anos e apreendeu dois adolescentes, suspeitos de integrar um grupo criminoso. Com o trio, uma arma, munições e uma quantidade de drogas foi apreendida. A ocorrência está em andamento", completa a Secretaria.
A reportagem apurou, com comerciantes locais do bairro, que a maioria dos estabelecimentos comerciais abriu as portas normalmente nesta segunda-feira, apesar das mensagens espalhadas pela facção.
No dia 1º de fevereiro deste ano, uma facção também ameaçou moradores e comerciantes do Grande Pirambu, em Fortaleza, após a morte de um foragido da justiça do Ceará em confronto com a Polícia no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, dezenas de comércios fecharam as portas, por medo de ser alvo de alguma ação criminosa. O grupo criminoso proibiu até comemorações de aniversário e festas, devido ao luto pela morte de Fábio de Almeida Maia, o 'Biu'.