O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nas suas redes sociais que o delegado da Polícia Federal (PF) Sandro Caron - que comandava a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) - será o novo titular da Segurança Pública naquele Estado.
"O delegado da PF Sandro Caron será nosso secretário de Segurança Pública. Caron já foi superintendente regional da PF no RS e atualmente respondia pela pasta da Segurança no Ceará. Trará experiência para nos ajudar a combater a criminalidade. Bem-vindo!", anunciou Eduardo Leite, às 12h20 desta sexta-feira (23).
O ex-secretário executivo da SSPDS-CE, o também delegado da Polícia Federal Samuel Elânio assumirá a titularidade da Pasta. O novo secretário foi anunciado pelo governador eleito Elmano de Freitas, na tarde desta sexta (23).
[Atualização: 23/12/2022, às 17h04] Após a publicação da matéria, o ex-titular da SSPDS-CE enviou uma mensagem em que afirma que cumpriu a missão no Ceará e agora foi chamado a contribuir com o seu estado de origem, o Rio Grande do Sul.
Estou muito feliz de poder voltar para casa e para próximo dos meus familiares. Agradeço ao ex-governador Camilo Santana e à governadora Izolda Cela pela oportunidade que me confiaram. Aprendi muito com os dois. Sou grato também aos integrantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense, da Academia Estadual de Segurança Pública e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia por todo esforço e dedicação que levaram à redução dos principais indicadores criminais no Estado."
Caron também desejo sucesso ao futuro secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, "que é um profissional competente, dedicado e comprometido com a Segurança Pública do Ceará".
Trajetória de Sandro Caron na SSPDS-CE
Sandro Caron assumiu a SSPDS-CE em setembro de 2020, em substituição ao também delegado da PF André Costa, que alegou motivos pessoais para deixar a Secretaria.
Nos 2 anos da gestão Caron, o Ceará teve reduções de homicídios (em 2021, foi de 18,3%; e em 2022, era de 10%, na comparação com o ano anterior) e de roubos (em 2021, foi de 10,7%; e em 2022, era de 5,3%).
Antes de assumir a Secretaria no Ceará, Sandro Caron já havia sido superintendente da Polícia Federal no Ceará e no Rio Grande do Sul (onde agora será Secretário da Segurança Pública), comandou a Divisão de Inteligência Policial (DIP) do Departamento de Polícia Federal por 5 anos e foi adido da Instituição na Embaixada do Brasil em Lisboa.