A Receita Federal (RF) apreendeu 176 canetas de Mounjaro enviadas ilegalmente de Miami, nos Estados Unidos, para Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (6). Ao todo, o material é avaliado em cerca de R$ 600 mil.
Conforme a instituição, os pacotes estavam escondidos entre materiais de pesca. Para identificar a encomenda, a equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da RF utilizou uma técnica de gestão de riscos, que analisa com mais cautela objetos que tenham maior probabilidade de irregularidades.
As canetas foram entregues à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que conduzirá os procedimentos administrativos e apresentará os resultados ao Ministério Público Federal, que irá conduzir as investigações.
O que é Mounjaro?
O Mounjaro é um medicamento utilizado para o tratamento de diabetes, contudo, se tornou popular pelos efeitos e emagrecimento. Em 2023, a Anvisa autorizou a venda do produto somente para pessoas físicas sob receita médica. Portanto, é proibida a importação do produto por pessoas jurídicas ou a comercialização no mercado brasileiro.