A Polícia Federal (PF) registrou seis crimes eleitorais no Ceará, neste domingo (6), dia de votação das Eleições 2024, até 11h. Entre os suspeitos, está um candidato a vereador por Fortaleza, que foi detido por boca de urna.
O candidato que não teve o nome divulgado pelas autoridades e outras cinco pessoas (sendo um adolescente) foram conduzidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na posse de centenas de "santinhos", em uma abordagem na Avenida Bernardo Manoel, próximo à Avenida Perimetral. O grupo, suspeito de boca de urna, foi levado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará (PF), no Bairro de Fátima.
O advogado Erlon Albuquerque, que representa a coligação política a qual o candidato a vereador faz parte e acompanha as ocorrências na Polícia Federal, afirmou que "o natural, mesmo que a pessoa seja conduzida em flagrante, é que ela seja liberada para exercer o direito de votar".
"E o suposto delito imputado a ele, que é a distribuição de material, de 'santinhos', é um delito de menor potencial ofensivo. Então, certamente todos serão liberados logo após serem ouvidos pelo delegado."
A Polícia Federal confirmou, por volta de 11h30, que tem seis ocorrências de crimes eleitorais em andamento no Ceará, nas cidades de Campos Sales, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Os delitos envolvem compras de votos, corrupção eleitoral e boca de urna, segundo a PF.
Primeira detenção em Fortaleza
Outro homem já havia sido detido em flagrante pela Polícia Militar, por suspeita de boca de urna, em um local de votação no bairro Barroso, em Fortaleza, na manhã deste domingo (6).
Boca de urna é um crime eleitoral que consiste, basicamente, em aliciar o eleitor, por meio da distribuição ou veiculação de propagandas políticas, para, assim, convencê-lo a votar em determinado candidato ou partido, no dia da eleição. O crime é previsto no artigo 39, § 5º da Lei Nº 9.504/97 (Lei das Eleições).
Policiamento nas eleições no Ceará
A Polícia Federal atua nas Eleições 2024 no Ceará com cerca de 300 agentes, espalhados por 27 polos pelo Estado. Os trabalhos são realizados com apoio do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Justiça Eleitoral.
Já as Forças de Segurança do Estado contam com 21.560 agentes na Operação Eleições 2024. São 18.275 policiais militares; 1.776 policiais civis; 586 bombeiros militares; 244 profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce); e outros 679 profissionais.
Cinco aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) serão usadas nas bases em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá com patrulhamento aéreo e aeromédico e efetivo de 90 agentes.