O pesquisador e médico veterinário Saul Gaudêncio Neto, de 37 anos, foi morto a tiros, na noite desta quinta-feira (4), nas imediações da Avenida Hermenegildo de Sá Cavalcante, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "uma mulher, que também foi lesionada por disparos de arma de fogo, foi socorrida a uma unidade hospitalar da região". A mulher era namorada da vítima. Um suspeito do caso, de 36 anos, foi detido nesta sexta-feira (5).
Márcio Gutiérrez, delegado-geral da Polícia Civil, declarou ao Sistema Verdes Mares que o responsável pelo crime pediu uma carona para a vítima e, logo depois, já nos primeiros minutos no trajeto, o indivíduo pediu para entrar em uma rua escura.
[Era] Uma rua em um local ermo. A vítima não quis, alegou que ali seria um local perigoso. E foi nesse momento que ele sacou a arma de fogo e determinou que a vítima entrasse naquele local
Em seguida, a namorada do médico veterinário saltou do veículo e foi baleada duas vezes. O homem, então, disparou contra Saul, que foi a óbito no local.
Até o fim da manhã, as equipes da Polícia Civil seguiram no local onde o autor do crime foi preso, no bairro Messejana, com objetivo de encontrar a arma utilizada no crime. As investigações, segundo a SSPDS, estão a cargo da 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Universidade de Fortaleza publicou uma nota de pesar em que se solidariza com a família e amigos da vítima.
"A Universidade de Fortaleza se solidariza com a família e amigos de Saul, e segue aguardando as investigações das autoridades competentes", lamentou a instituição.
Prisão preventiva decretada
O suspeito de matar Saul Gaudêncio Neto e balear namorada dele teve prisão em flagrante convertida em preventiva decretada pela Justiça do Ceará, neste sábado (6).
"A gravidade em concreto da conduta atribuída ao flagranteado é bastante elevada, pois há indícios de que praticou o crime de homicídio qualificado, mediante uso de arama de fogo, em plena via pública, com indicativos de motivo fútil, utilizando-se de traição e emboscada, a revelar um maior grau de periculosidade", diz trecho da decisão assinada por Flávio Luiz Peixoto Marques, juiz de Direito, em regime de plantão, a qual reportagem teve acesso.
Embora não possua antecedentes criminais, a decisão aponta a gravidade do crime e é "tido como hediondo".
Quem era Saul Gaudêncio Neto
Saul Gaudêncio Neto era médico veterinário e pesquisador na Universidade de Fortaleza (Unifor). É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Esteve envolvido no estudo de cabras transgênicas que possuem capacidade de produzir um medicamento para o tratamento de vários tipos de câncer.