Doze presos recolhidos no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II fugiram nesta sexta-feira (14). O presídio, localizado no Município de Itaitinga, na Região Metrpolitana de Fortaleza (RMF), abriga internos em cumprimento do regime semiaberto.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) detalhou que equipes especializadas estão fazendo buscas para recapturarem os internos. Até o momento, apenas um foi encontrado.
O órgão ainda acrescentou que os detentos faziam aula prática do curso de capacitação profissional. "Eram classificados para atividades de curso de pedreiro e são considerados apenados de bom comportamento", disse.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por sua vez, apontou que viaturas da Força Tática e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) do 35º BPM foram acionadas.
Os agentes foram ao local dar apoio à SAP para recapturar os fugitivos. As buscas também contam com o auxílio de helicópteros.
Detento ferido
Inicialmente, a informação tinha sido a de que dez detentos fugiram do IPPOO II, conforme a advogada e presidente do Conselho Penitenciário, Ruth Leite. O Conselho é um órgão estadual consultivo e fiscalizador vinculado à SAP, que ajuda na elaboração e revisão da Política Criminal e Penitenciária do Ceará.
Segundo Ruth, a informação foi colhida através de policiais penais, que ainda revelaram ter capturado um dos fugitivos. "O recapturado estaria muito ferido, por ter levado um tiro, tendo sido negado atendimento médico", disse.