A extensa ficha criminal atrelada à gravidade de cada ato cometido, seja contra alguém ou contra o Estado, leva homens e mulheres a comporem a lista dos mais procurados. Uma informação que resulte na prisão de um nome conhecido pelas autoridades pode render até R$ 5 mil a quem denunciar (por meio do Programa Estadual de Recompensa) e diretamente cooperar com a Segurança Pública cearense.
De 'Escobar', chefe de uma facção na Região do Cariri e acusado de ser um homicida em série, até 'Daniel Trator', apontado pela Polícia como traficante de drogas e líder de organização criminosa na 'Comunidade da Rosalina', em Fortaleza. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabiliza que desde julho de 2020, 21 nomes dentre os mais procurados do Ceará foram parar 'atrás das grades'.
Dezoito deles integravam o Programa Estadual de Recompensa e foram capturados pelas Forças de Segurança do Ceará e com o apoio de polícias de outros estados. Os outros três estavam na lista dos 'Mais Procurados' da SSPDS. As listas foram unificadas em outubro de 2022.
De acordo com levantamento da Pasta feito a pedido da reportagem do Diário do Nordeste, as prisões aconteceram no Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e em Minas Gerais.
Outros dois (Alban Darlan Batista Guerra e Igor Bezerra da Silva) foram mortos em confronto com a Polícia. Já Jean Lima de Freitas, conhecido como 'Lúcifer' foi localizado primeiro por um desafeto. Jean foi assassinado já neste ano, no último dia 6 de janeiro. Morreu a tiros na cidade de Eusébio. Ele era foragido do sistema penitenciário cearense e tinha ficha criminal com diversas passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas
CONHEÇA QUEM SÃO OS CAPTURADOS
-
Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”: foi preso no dia 7 de julho de 2020, em Teresina (PI), em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará.
-
Lindemberg Vieira Viana, o “Detento”: preso no dia 13 de novembro de 2020, em Itaitinga (CE), em operação da Polícia Civil do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.
-
Almerinda Marla Barbosa de Sousa, a “Irmã Ruiva”: presa no dia 20 de novembro de 2020, em Jijoca de Jericoacoara (CE), em uma operação da Polícia Civil do Ceará.
A análise de um aparelho celular apreendido com uma liderança criminosa levou a Polícia Civil do Ceará a descobrir uma série de crimes, incluindo a 'negociação' de assassinatos por meio do Whatsapp, com participação da 'Irmã Ruiva’.
A perícia no celular dela ainda demonstrou a atuação de Almerinda como intermediadora na compra de armas de fogo para a “guerra” e para enviar aos seus subordinados que são líderes (frentes) em cidades do interior do estado e há indícios que ela tenha participado ativamente da série de ações criminosas, ocorridas em janeiro de 2019, no Ceará.
-
Paulo Diego da Silva Araújo, o “Dino”: preso no dia 9 de maio de 2021, em uma residência na cidade de Salto, em São Paulo, pela Polícia Civil do Ceará. Dino estava com mandado de prisão em aberto e é investigado por integrar uma organização criminosa com atuação no narcotráfico, além de arquitetar ações criminosas contra o patrimônio público e privado no Ceará.
-
Antônio Josivan Lopes Silva, 30: homem apontado como autor do homicídio que vitimou o escrivão da PC-CE, Aloizio Alves de Lima Amorim, em Tauá. Ele foi preso no dia 6 de junho de 2021, em um imóvel na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, após 37 dias de diligências ininterruptas.
-
Alisson de Queiroz Garcia, 30, o “Koka”: preso em um imóvel no bairro Bom Jardim (AIS-2), em Fortaleza, no dia 19 de junho de 2021. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Durante a captura, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documento falso e falsa identidade.
-
Gilderlan Soares Granja, 29, vulgo “Condadinho”: preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará, no dia 28 de junho de 2021, em São Paulo. O homem, apontado como chefe de organização criminosa com atuação no Vale do Jaguaribe, estava com cinco mandados de prisão em aberto e possui seis passagens por homicídio, roubo, estelionato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.
-
George Gustavo da Silva, conhecido por "Paraguai", foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, no dia 19 de agosto de 2021, em João Pessoa, na Paraíba. Contra ele, havia mandados oriundos da Justiça cearense pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. Era responsável pelo transporte de entorpecentes de países da América do Sul para o Ceará.
-
Daniel Oliveira da Silva, 38, o “Daniel Trator”: preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, em Fortaleza, no dia 31 de agosto de 2021. O homem era suspeito de chefiar uma organização criminosa na Comunidade Rosalina. Ele possui antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas.
Na época da prisão de Daniel, a SSPDS informou que ele comandava o narcotráfico na Rosalina e foi um dos alvos da Operação Guilhotina, da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
-
Marcos Batista Ferreira Mendes,40, conhecido como “Marquim Coragem”: era considerado foragido da Justiça cearense até ser localizado e preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em outubro de 2021, em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Ele é apontado como integrante de grupo criminoso atuante na Região Norte do Estado e havia sido incluído no Programa Estadual de Recompensa do Governo do Ceará. “Marquim Coragem” possui diversas passagens por homicídio doloso, latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores.
-
Rogério Araújo de Freitas, de 29 anos, o "Chocolate", foi preso pela Polícia Militar do Ceará no dia 14 de novembro de 2021. "Chocolate" é suspeito de chefiar uma organização criminosa com atuação no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ele responde por homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa e era foragido do Sistema Penitenciário.
-
Francisco Lopes Justino, 38 anos, foi preso na cidade de São Luís, no Maranhão, no dia 30 de novembro de 2021. Além de ser procurado no Ceará, também havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Justiça do Maranhão, sob suspeita de planejar crimes contra gerentes de bancos naquele estado. Ele também é suspeito de ter envolvimento em outros crimes, como extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
-
Wandeson Delfino de Queiroz (24), conhecido como “Interior”: é apontado como chefe de um grupo criminoso e o responsável pelas mortes de sete pessoas, registradas em novembro de 2020, no município de Ibaretama (AIS 20). Foi preso pela Polícia Civil, em novembro de 2021, em Fortaleza.
-
Francisco Edson Pereira Lima, 25 anos, o “Dragão”: apontado como integrante de um coletivo criminoso com atuação nos bairros Siqueira e Bom Jardim (ambos da AIS 2). A captura ocorreu no dia 11 de janeiro de 2022, após um trabalho realizado por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele foi preso no município de Barreira, no Ceará.
-
José Ivan Alves da Silva Filho, conhecido como “Filho”, de 30 anos, era investigado por ser o mentor de cinco homicídios no bairro Sapiranga, em dezembro de 2021. Ele foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no dia 8 de março de 2022, em Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura, mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva, foi realizada por equipes da 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
-
Sancley de Araújo Holanda foi preso no dia 9 de março de 2022, na cidade de Caxias, no Maranhão, por agentes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. Sancley possui uma extensa ficha criminal e responde por crimes como integrar organização criminosa, cárcere privado, roubo de carga, porte ilegal de arma de fogo, receptação e crimes de trânsito.
-
Damião Érico Cavalcante Nicolau, 35 anos, mais conhecido pelas alcunhas de “Damiãozinho”, “Gaspar”, “Vela” ou “Gringo”. Ele, que já responde por crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubo, foi preso por uma equipe do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri cearense, com o apoio de policiais civis paulistas, no dia 27 de abril de 2022.
-
Otávio Augusto Monteiro Jardim, conhecido como “Totó”, de 24 anos, foi preso no dia 2 de maio de 2022, em um imóvel na cidade de Maracanaú. A ação foi realizada pela Delegacia Municipal de Itarema e contou com o apoio da Delegacia Regional de Acaraú e dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte). Contra ele, foram cumpridos mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e por integrar organização criminosa.
-
Danny Ronnys Almeida dos Santos, 34 anos, conhecido por “Gordo” ou “Gordinho”, foi preso no dia 13 de maio de 2022, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A captura foi realizada por policiais penais da Secretaria da Administração Pública. Dannys possui passagens por crimes como integrar organização criminosa, roubo, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, furto e receptação. Diante dos fatos, o homem teve cumprido mandado de prisão e encaminhado à sede do 32º Distrito Policial, onde foram realizados os procedimentos.
-
Alexandre Ximenes de Carvalho, 31 anos, conhecido por “Pica-Pau” ou “Jacaré”, foi preso no dia 24 de junho de 2022, no Maranhão, após um trabalho realizado pela Força-Tarefa Susp, que conta com equipes das Forças de Segurança estaduais e federais. Ele acumula passagens por homicídio, tráfico de drogas, violação de domicílio, uso de documentos falso e estupro.
-
Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, conhecido como "Dedé" ou “Escobar”, foi preso no dia 31 de agosto de 2022, em Recife. A captura foi realizada por equipes da PC-CE com apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O homem, que já possuí várias passagens por tráfico de drogas, homicídios, porte e posse ilegal de arma de fogo, era responsável pela comercialização de drogas e por ordenar homicídios na região sul do Ceará, bem como exercia um papel de chefia de uma organização criminosa atuante na região do Cariri.
QUEM CONTINUA COMO FORAGIDO
Atualmente, 13 homens seguem na lista dos mais procurados do Ceará. Um dos foragidos há mais tempo é Marcos Rogério Machado Morais, o 'Rogério Bocão', apontado pela Polícia como o "engenheiro" do túnel que levou ao furto do Banco Central em Fortaleza, em 2005. 'Bocão' ainda é acusado de ser o mentor do próprio resgate e de outros detentos, em um presídio no Ceará, em 2011.
Outros procurados são: Carlos Mateus da Silva Alencar, o 'Skidum'; Gilberto de Oliveira Cazuza, 'Mingau'; Antônio Edinaldo Soares de Oliveira, o 'Naldo'; Ismário Wanderson Fernandes da Silva, 'Bacurau'; Jangledson de Oliveira, o 'Nem'; José Anderson Pereira de Freitas, 'Alex'; Pastor Florencio Cabral Gimenezes; Rener Castro Souza; Francisco Fabrício Roda de Araújo, o 'Nego Fa'; Francisco Gilson Lopes Justiano, 'Meia Luz'; Josinelson Ferreira da Silva, 'Carioca'; e Valdinei Pereira Pinheiro.
As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3101-2046, da Delegacia Metropolitana de Eusébio. O sigilo e o anonimato são garantidos.