Cão de suporte emocional é resgatado após tutora sofrer violência doméstica em Fortaleza

Animal também sofria ameaças de morte por parte do agressor da mulher

Um cão de suporte emocional de uma vítima de violência doméstica foi resgatado, na manhã da última quarta-feira (31), por uma equipe do Grupo Especializado Maria da Penha (Gemp), da Guarda Municipal de Fortaleza. Segundo o órgão, a ação visava retirar o animal da posse do agressor, que também ameaçava matar o animal.

A busca se iniciou após solicitação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Enquanto isso, a vítima de agressão segue recebendo assistência do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde.

A mulher, que não teve a identidade revelada, deixou a própria residência às pressas para buscar ajuda logo após ser agredida pelo companheiro. Na ocasião, o cão, assim como documentos e pertences, ficaram na residência.

Segundo a vítima, o animal já havia sido espancado várias vezes, além de ser usado como objeto de chantagem. Com a saída de casa, o agressor teria ameaçado executar o animal se a vítima o denunciasse ou tentasse se separar.

Resgate

O resgate foi realizado por meio de técnicas de adentramento em ambientes confinados, o que teria sido feito com cuidado para assegurar a entrada da equipe e da assistida em segurança.

Com a ação, o cão se encontra, agora, seguro e abrigado na companhia da tutora.