A empresa de calçados Dakota tornou-se vetor de desenvolvimento para novas indústrias na região jaguaribana
Russas Produzindo e exportando calçados até para outros países, a Dakota Nordeste não é só um dos maiores contribuintes de ICMS do Interior. A unidade industrial de Russas, no Vale do Jaguaribe, é também uma das razões diretas do crescimento econômico na região jaguaribana. Empregando milhares de pessoas, a Dakota Nordeste oportuniza o poder de compra ao consumidor, e gerou o crescimento de outros setores da economia que hoje também figuram entre os maiores contribuintes do Estado.
Uma das maiores empresas da América Latina, a Dakota possui seis unidades industriais no Brasil - três no Rio Grande do Sul e outras três no Ceará (Russas, Iguatu e Maranguape). Com uma capacidade superior a 80 mil pares de calçados produzidos por dia, a Dakota Nordeste em Russas figura mais uma vez no Prêmio Contribuintes. Com cerca de quatro mil postos de trabalho, de um total aproximado de 7.500 no Ceará, a empresa mudou a realidade econômica do Município de Russas. Incentivos fiscais deram a oportunidade para instalação da empresa em Russas, de forma a qualificar e gerar empregos para uma enorme parcela dos trabalhadores do Município. O resultado foi o aumento do poder de compra. Vários outros setores da economia (hotelaria, vestuário, restaurantes etc.) instalaram-se em Russas após a chegada da Dakota.
A reportagem visitou lojas no Município de Russas que justificaram o crescimento econômico próprio graças ao advento da empresa Dakota Nordeste.
Mais renda
"Depois que a indústria se instalou aqui, muitas pessoas passaram a possuir renda, e isso estimulou a aumentarmos o comércio, pois aumentaram as vendas", afirma Maria Leite, da empresa Sayo Calçados, uma das agraciadas com o Prêmio Contribuintes 2011. Ocupando uma área de 207,1 mil metros quadrados, a unidade de Russas funciona em três turnos, fabricando calçados femininos de marcas como Dakota, Dakotinha, Tanara e Kolosh. A diversidade de marcas possibilita atender os mais diversos gostos dos consumidores. Atingiu o nível de excelência em seus produtos, requisitados em vários países (especialmente Estados Unidos), sendo o resultado de uma empresa que se expande, gera empregos e contribui com impostos no Ceará. Fundada no ano de 1977 em Nova Petrópolis (RS), a Dakota gera hoje mais de 10 mil empregos diretos no País.
Também na região jaguaribana está situada a indústria e comércio de colchões Eurosono, no Município de Jaguaruana. Sim, a terra das redes também é a terra dos colchões! A empresa tem uma das maiores contribuições de ICMS da região Central/Quixadá. O trabalho do empresário Francisco Wellington Ponte Sousa gera emprego, melhora a renda da população local, e leva o nome do Ceará para o País.
Metalmecânico
O desenvolvimento econômico deixou de ser setorial em Tabuleiro do Norte, onde está sediada a Tabuleiro Aço Indústria e Comércio, que com a Molas Tabuleiro tem sido grande contribuinte de ICMS no Ceará. Tabuleiro é a conhecida "cidade dos caminhoneiros" - de cada 17 habitantes um é caminhoneiro.
E é na produção dessa importante peça do caminhão, as molas, que Francisco Odaci da Silva e Maria Cirlângela aquecem o setor metal mecânico da cidade. Além da indústria de molas e de aço, o Município de Tabuleiro é bastante provido de oficinas e indústrias de outras peças que regem a engrenagem caminhoneira.
Automotivo
"A gente como cidadão fica feliz que exista emprego para os nossos filhos, então se os nossos caminhões ajudam a promover outros setores da economia, e isso até um dia empregar um filho nosso, então o melhor é estar valendo assim", afirma Luis Carvalho, caminhoneiro de Tabuleiro.
O crescimento no número de veículos rodando no Interior também é a causa do sucesso da loja MT Acessórios, de Russas. Com peças para veículos automotivos (especialmente motos), a empresa do senhor Roberto Carlos Alves Sombra tem contribuído sobremaneira com a arrecadação de impostos, além de gerar emprego e contribuir com a receita do próprio município.
MAIS INFORMAÇÕES
Dakota Nordeste, Município de Russas, (88) 3411.0350
Eurosono, Jaguaruana, (88) 3418.1171
MT Acessórios, Russas, (88)3411.2305
MELQUÍADES JÚNIOR
Repórter
Vale do Jaguaribe muda perfil econômico
Escrito por
Redação
producaodiario@svm.com.br