Maine Coon conquista criadores no Ceará

O Maine Coon é o peso- pesado dos gatos pelo seu tamanho, porém sua docilidade e delicadeza são marcantes

Fortaleza. Ele é conhecido como o "gigante gentil" dos gatos. A denominação não é à toa para os felinos domésticos da raça Maine Coon, os maiores da espécie, podendo pesar até 12kg, os machos, e até 8kg, as fêmeas. No Ceará, há cinco anos o criador Fabrício Sathler mantém o Gatil Spilicoon, especializado na raça.

"Este é um gato muito inteligente, carinhoso, e pouco exigente, de fácil adaptação, com poucos defeitos. A pelagem é relativamente fácil de manter e por causa das combinações de cores e padrões, não há dois iguais", afirma ele.

Seu plantel é formado por dois machos e duas fêmeas. Ao se decidir pela raça, ele fez uma rigorosa pesquisa para identificar os melhores exemplares. Por isto, aconselha para os interessados fazer o mesmo.

"Sem dúvida, é necessário ao futuro criador fazer uma minuciosa garimpagem em busca de um padrão puro da raça, buscando sempre os melhores padreadores e matrizes para o seu futuro gatil. Muitas vezes fazendo necessária a importação de exemplares da Europa, onde se concentram a maioria dos gatos dessa raça, como foi o meu caso, onde fui buscar alguns dos meu gatos na Polônia".

Mesmo assim, criar um Maine Coon é relativamente fácil, ainda que tenha pelagem farta. Este felino, segundo observa Fabrício, ajusta-se bem à rotina de seu dono e não necessita viver em espaços especiais, mesmo apresentando porte diferenciado e tamanho grande para o gato.

Os adultos têm altura que pode variar entre 25 e 41cm e atingir um comprimento de até 1,20m, de comprimento - do focinho à cauda , entre os machos, e um metro entre as fêmeas. Tem pelo semilongo, espesso e de diversas cores e combinações, com alguns padrões classificados como tabby (tigrado) e sólido (cor cheia). Já o corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar seu próprio peso. De acordo com sites especializados na raça, este gigante felino possui uma forma do corpo retangular e demora a amadurecer fisicamente. Seu tamanho total potencial normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano. "São gatos inteligentes que se satisfazem com pouco. Podem ser criados facilmente em apartamentos", afirma Fabrício.

Da mesma forma, se adapta bem a diferentes perfis de criadores. "Conhecidos por seu temperamento gentil, o Maine Coon possui inteligência acima da média. É, portanto, considerado um gato fácil de treinar, de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. São fiéis à sua família, cautelosos com estranhos e muito independentes. São brincalhões durante toda a vida, mesmo depois de adultos, e seu temperamento faz com que sejam, de maneira geral, muito tranquilos com outros gatos, cachorros e crianças", completa ele.

Mas Fabrício alerta para um aspecto relevante, antes de se decidir pela criação. "Sempre é bom lembrar, antes de optar por adquirir um gato de raça, seja ela qual for, que vale pensar na possibilidade de adotar um animal de rua. E saber que estará levando para casa um ser vivo. Enfim, amor, carinho e dedicação é o caminho que o criador trilhará para ter um gato bonito, saudável e afetuoso".

Novo cenário

Ele avalia que o Ceará, de forma geral, ainda não se destaca na criação de gatos, em relação a Estados como São Paulo e especialmente se tratando da raça Maine Coon. Porém, reconhece que este cenário está mudando e o Estado segue uma tendência nacional. Muitas famílias descobrem o encanto de ter um gato como animal de estimação, pela sua capacidade de adaptação, limpeza e independência.

Conteúdo

Para ler mais sobre animais de estimação confira o Blog Bem-Estar Pet
http://svmar.es/bemestarpet

Mais informações

Gatil Spilicoon
Proprietário Fabrício Sathler
Fortaleza - Ceará
www.facebook.com/spilicoon
Telefone: (85) 98720.3466

Valéria Feitosa
Editora