Escolas de Ocara têm aulas suspensas por problemas causados pelas chuvas

Das 19 escolas do Município, duas delas, localizadas na zona rural, tiveram as aulas suspensas

Os alunos das escolas de ensino fundamental Pedro da Costa Gomes, no distrito de Foveira, e Raimundo Lopes Braveza, em 6 Carnaúba, ambos localizados no Município de Ocara, região Norte do Estado, não puderam ir à aula nesta segunda-feira (1). O motivo é que o caminho que liga estas comunidades até as escolas está com um buraco que ocupa mais da metade da estrada de terra. 

Ao tentar realizar o percurso que os lavariam às aulas, o ônibus atolou e as crianças retornaram para suas casas. “A comunidade se reuniu e paramos as aulas. Está um perigo horrível. A gente não deixa mais os ônibus passarem porque estava arriscando a vida de um monte de crianças. Nós nos reunimos e pedimos para parar porque não tem condições de as crianças irem”, revela uma das mães da comunidade, que não quis se identificar.  

 

Paradas 

Desde a semana passada as aulas nas duas escolas citadas estão suspensas. Segundo a secretária de Educação do Município, Raquel Lopes, a suspensão será estendida para ao longo desta semana. As demais escolas, 17 no total, continuam com as aulas normais

“Devido a essa instabilidade das estradas, que está gerando insegurança nas mães, nós precisamos zelar pela segurança dessas crianças. Visando tudo isso fizemos uma reunião com todos os professores e suspendemos as aulas durante uma semana. Já foi estruturado um plano de recuperação das aulas, que serão repostas aos sábados”, explica a secretária de educação.

Sobre o conserto das estradas, Márcio Moreira, secretário de Infraestrutura de Ocara, adverte que a gestão está atento à situação. “Estamos revisando nossas máquinas e demandamos um pessoal para olhar o local. Lá está muito molhado e não tem como a gente fazer o conserto. Não há condições de fazer a manutenção da estrada por causa das chuvas. Estamos esperando o tempo estiar para começarmos reformas paliativas”, concluiu.