Sertão Central inaugura hospital de campanha e ganha 40 novos leitos de enfermaria para Covid-19

A estrutura é a primeira deste modelo do Interior do Estado e foi montada anexa ao Hospital Regional do Sertão Central.

Foi inaugurado nesta terça-feira (2) o hospital de campanha exclusivo para pacientes com Covid-19, em Quixeramobim. A estrutura, anexa ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), é a 1ª deste modelo montada no Interior e já pode receber pacientes com a doença. São 40 novos leitos de enfermaria, estrutura que se soma aos 102 leitos já disponíveis no Hospital: 40 são de UTI e 62 de enfermaria.

Estruturas semelhantes já haviam sido montadas em Fortaleza, no Hospital São José, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Geral César Cals. Além disso, hospitais de campanham estão sendo construídos em Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Cada unidade também contará com 40 leitos.

>> Passa de 81% a taxa de ocupação de leitos de Covid em municípios do Interior com 'lockdown'

Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, atualizada às 19h27 desta terça (2), a macrorregião do Sertão Central registra 5,13% do total de casos confirmados no Ceará. Os 20 municípios que integram a unidade de saúde somam, juntos, 6.617 infectados e 99 óbitos, enquanto o Estado tem 128.753 casos e 3.504 mortes. As cidades com maior número de infectados do Sertão Central são Quixadá (723), Canindé (523) e Quixeramobim (303).

Novos Leitos

Atendendo uma população estimada em 631 mil pessoas, de 20 municípios, o HRSC conta com 102 leitos disponíveis, segundo a Plataforma IntegraSUS. Dos 40 leitos de UTI, todos estão ocupados e outros 46 pacientes estão sendo acompanhados em 62 enfermarias do hospital, cuja taxa de ocupação é de 74.19%.

Assim, a implantação de novos leitos fortalece a regionalização da saúde no combate à pandemia, visto que o Interior do Estado passou a registrar aumento substancial dos casos de Covid-19. Nesta terça (2), o Sistema Verdes Mares mostrou que leitos de UTI implementados no Interior reduzem a distância e tempo de transferência de pacientes graves com a doença.

“O Governo teve um olhar estratégico para todas as regiões de saúde, com isso nós estamos conseguindo ampliar a assistência, facilitar o acesso, atender com mais qualidade e, consequentemente, salvar mais pessoas”, destaca Vânia Cavalcante, superintendente da Região de Saúde do Sertão Central.

Rede

O Ceará conta com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais pólos e estratégicos, como o São Camilo, em Itapipoca. 

Além disso, 21 cidades cearenses  já receberam incremento de leitos de enfermaria e de UTIs nas unidades existentes, sendo sete na Grande Fortaleza (Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Pentecoste e Caucaia) e 14 no Interior do Estado (Itapipoca, Tianguá, Itarema, Acaraú, Canindé, Quixadá, Iguatu, Aracati, Limoeiro do Norte, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Icó e Tauá). 

Segundo a Sesa, são mais de 2,6 mil novos leitos para atender pacientes com Covid-19 nas cinco regiões de saúde do Ceará: Fortaleza, Cariri, Litoral Leste, Sobral e Sertão Central.