O município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, registrou 220 milímetros entre as 7h de ontem e 7h desta sexta-feira (13) — a maior chuva do Ceará neste ano. Esta também é a terceira maior chuva de lá nos últimos 30 anos e o 13º maior volume pluviométrico desde 2009. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Por causa da chuva, a cidade registrou estradas e ruas alagadas, erosão de córregos e deslizamentos de terra. Segundo Daniel Oliveira, coordenador municipal da Defesa Civil, a equipe está em campo para fazer o levantamento dos estragos da chuva. “O poder público já encaminhou maquinários para alguns locais”, antecipou. Ainda segundo ele, "há casas com risco de iminente de cair".
Transtornos
Em Crato, a chuva de 80,2 milímetros na sede da cidade e outra de 75 milímetros acumulada no posto do bairro Lameiro foram suficientes para, mais uma vez, o canal do Rio Granjeiro transbordar. Além disso, o cemitério municipal viu a água do riacho que o corta destruir túmulos, desterrar covas e arrastar caixões.
Com o problema recorrente, na última quadra invernosa foram investidos R$ 1,49 milhões para a reconstrução do canal do Rio Granjeiro após sua parede entrar em colapso pela erosão. Por prevenção, a Secretaria de Infraestrutura do Município assinou um contrato de seis meses, por R$ 1,6 milhão, para a restauração de vias e também do canal caso haja algum dano. O serviço pode ser prorrogado por mais seis meses.
Em Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, a chuva de 86 mm alagou mais de dez casas. Moradores relatam que perderam móveis e utensílios.
Estado
Em todo o Ceará, choveu em mais de 139 cidades de quinta para hoje (13), com destaque para, além de Icapuí, Beberibe (130.2 mm), Aracati (104.6 milímetros). Segundo a Funceme, a previsão para este fim de semana é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.