Como organizar uma festa junina em casa

Cerimonialista dá dicas para um animado arraiá em família.

Esta é uma imagem de um casal com roupa de festa junina

Fazer da casa um espaço festivo para comemorar o São João é a opção de muitos cearenses nesta época do ano. Enquanto as aglomerações estão proibidas, a sala de casa, a varanda ou o jardim se transformam em salão de festas para a família entrar no clima junino. Para ajudar na organização, a cerimonialista e produtora de eventos Juliana Amorim dá dicas de como deixar o lar pronto para o arraiá.

Para começar, ela adianta: o que não pode faltar numa festa junina em casa é “muita criatividade, animação, comidas típicas e música”.  Para a decoração, a profissional sugere buscar inspiração e verificar o que pode ser utilizado de casa. “Se você possuir móveis rústicos, como mesas, cadeiras e sofás, podem ser aproveitados”, indica. Tecidos com cores alegres e xadrez, assim como paletes, cestos, palhas e panelas de barro, também podem ser usados. “Você pode fazer bandeirinhas com sobras de tecidos ou papel, pode usar imagens religiosas de santos com fitas para compor a decoração e canela em pau amarrada com fios de barbantes para fazer arranjos na mesa”, sugere.

Vale lembrar que a animação já começa nos preparativos da casa, por isso a recomendação é envolver toda a família. “Principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo, é importante a participação de todos. A animação já começa daí”, observa Juliana Amorim.

 
Comes e bebes

Na festa junina, o cardápio típico é uma atração à parte. Arroz, vatapá, paçoca, bolo de milho, pé de moleque, canjica, pamonha e milho cozido são alguns dos quitutes consagrados na mesa do São João. Mas você pode incluir comidas como pipoca doce, mugunzá doce, tapioca com doce de leite, chocolates temáticos, doce de mamão com coco e cocada branca. E para beber, suco de milho, aluá e sucos de frutas para as crianças. Quem não quiser preparar os quitutes em casa, pode verificar padarias e outros estabelecimentos que recebem encomendas do pacote completo de comidas típicas.

Para movimentar a criançada, você pode incluir brincadeiras, como quadrilha em família, corrida do saco e tiro ao alvo com garrafas pets e argolas. Para completar a festa, reserve uma boa playlist junina ou aproveite as transmissões do São João Solidário Dendi Casa.