Legislativo Judiciário Executivo

Prefeita de Massapê se filia ao Republicanos e deixa partido liderado pelo irmão deputado federal

O movimento ocorre meses após tensões com o irmão AJ Albuquerque e o vice-prefeito Luiz Carlos Frota, ambos do PP, virem à tona

Escrito por Ingrid Campos , ingrid.campos@svm.com.br
Legenda: A prefeita de Massapê, Aline Albuquerque.
Foto: Reprodução/Instagram

A prefeita de Massapê, Aline Albuquerque, vai deixar o PP e se filiar ao Republicanos nesta quinta-feira (4), em evento marcado para as 19h. Ela, que é pré-candidata à reeleição, deve contar com PSB e o Solidariedade na coligação.

O movimento ocorre meses após uma crise envolvendo o seu irmão, o deputado federal AJ Albuquerque, e o vice-prefeito Luiz Carlos Frota, ambos do PP. No meio dessa disputa, está o pai, Zezinho Albuquerque (PP), deputado estadual licenciado e secretário das Cidades do Ceará. 

Veja também

O conflito tornou-se público com a publicação de um vídeo do deputado federal criticando a gestora, ao lado de Luiz Carlos. O motivo seria uma suposta suspensão da cessão de um carro usado pelo vice-prefeito para levar populares para atendimento médico em outras cidades. Para arrematar, AJ foi à cidade, dar um veículo de presente ao vice-prefeito. 

Com o desgaste, os antigos aliados devem se enfrentar nas urnas em outubro. Tanto Zezinho quanto AJ Albuquerque foram procurado pelo Diário do Nordeste para comentar o cenário político-familiar. O espaço está aberto para manifestações.

Fluxos partidários

A migração de Aline Albuquerque para o Republicanos é só mais um capítulo nos fluxos partidários que ocorrem no Ceará nos últimos quatro anos. Entre crises locais e adequações em blocos estaduais, mais de 100 prefeitos mudaram de partido

Em 2020, o PP elegeu, além dela, 19 gestores. Hoje, entre filiações e desfiliações, tem oito prefeituras. Já o Republicanos foi vitorioso em apenas dois municípios, no último pleito municipal. Atualmente, tem prefeitos em seis deles.

Cenário eleitoral

Como presidente do PP Ceará, AJ chegou a dizer, em ocasiões anteriores, que pesquisas eleitorais realizadas pelo partido apontaram um bom desempenho do vice-prefeito na corrida pela Prefeitura de Massapê. Com a expectativa de a legenda lançar outro nome ao Executivo, a prefeita Aline foi procurada pelo Diário do Nordeste em janeiro deste ano.

À época, ele disse que estava focada na gestão, cujos feitos não são “fruto de um projeto pessoal ou de vaidade”. Por isso, o diálogo político-eleitoral estaria em segundo plano no momento. Apesar disso, confirmou a sua pré-candidatura à reeleição. “Acredito que os massapeenses e a opinião pública vão saber reconhecer meu trabalho independente da questão partidária”, informou, ainda.

Pelas redes sociais, ela tem feito registros com lideranças políticas da região, como pré-candidatos à Câmara Municipal e o deputado estadual licenciado e secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz (PT).

Já Luiz Carlos tem deixado clara a sua aproximação de personalidades do PP, como prefeitos cearenses, o próprio AJ e até o ministro dos Esportes, André Fufuca. O representante da Esplanada esteve no Ceará, nesta semana, e visitou equipamentos como a Arena Castelão.

Assuntos Relacionados