Legislativo Judiciário Executivo

Fortaleza promove votação de prioridades no orçamento da Cidade para 2023; veja como participar

A escolha acontece por meio virtual e é uma das etapas do Ciclo de Planejamento Participativo 2022

Escrito por Redação ,
Vista aérea de Fortaleza
Legenda: A plataforma "visa potencializar a participação da população na criação, debate e desenvolvimento coletivo de ideias, demandas e projetos de interesse social"
Foto: Nilton Alves

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura da Capital abre uma votação por meio da internet para definir prioridades do orçamento público da Capital para o próximo ano. O site Fortaleza Participa estará aberto para que o cidadão possa escolher propostas prioritárias para os 39 territórios da Capital.

As duas mais votadas por território serão incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2023 (PLOA 2023), que tramitará na Câmara Municipal de Fortaleza. A plataforma fica disponível para contar os votos até o dia 26 de agosto e é uma das formas de tornar o orçamento público mais participativo.

De acordo com a Pefeitura, a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS), mobilizará as sedes das Regionais para auxiliar a população durante todo o processo de eleição. 

Veja também

A votação é uma das etapas do Ciclo de Planejamento Participativo 2022. Na semana de 08 a 12 de agosto, seis fóruns mobilizadores reuniram moradores das 12 Regionais para discutir as propostas e apresentar o passo a passo da eleição.

A plataforma tenta "potencializar a participação da população na criação, debate e desenvolvimento coletivo de ideias, demandas e projetos de interesse social", diz gestão do Executivo. 

Como votar

1 - Para votar é preciso acessar o Fortaleza Participa e inserir nome, CPF, um e-mail e indicar o bairro onde mora. 

2 - Após finalizar o cadastro, uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado para validar a participação e acesso ao Fortaleza Participa.

3 - Depois disso, basta retornar ao site e acessar a plataforma com o endereço de e-mail e a senha enviada na mensagem de cadastro. Pronto, você já está apto a votar em até três propostas.

O auxílio presencial nas sedes das Regionais iniciará nesta terça-feira (16). No entanto, o processo de votação no Fortaleza Participa já inicia nesta segunda, 15. 

A sede da CPS na rua Guilherme Rocha, 175, - Centro, servirá como ponto central para esclarecer dúvidas sobre o processo de votação.  O resultado da votação está previsto para ser divulgado no dia 1º de setembro.

Serviço

Votação de demandas do PLOA 2023
Período: de 15 a 26 de agosto
Site: Fortaleza Participa

Endereços das Regionais

Secretaria Regional 1
Rua Jangada, 740 - Barra do Ceará

Secretaria Regional 2
Rua Tavares Coutinho, 2225 - Varjota

Secretaria Regional 3
Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia

Secretaria Regional 4
Rua José Felício de Souza, 2600 - Vila União

Secretaria Regional 5
Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso

Secretaria Regional 6
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 - Messejana

Secretaria Regional 7
Rua Atilano de Moura, 420 - Guararapes

Secretaria Regional 8
Rua H, 313 - Parque Dois Irmãos

Secretaria Regional 9
Rua Padre Pedro de Alencar, 789 - Messejana

Secretaria Regional 10
Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso

Secretaria Regional 11
Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândla

Secretaria Regional 12
 Rua Guilherme Rocha, 175 - Centro (sede da CPS)

Assuntos Relacionados