Elmano começa campanha no Pirambu, em primeiro ato com Cid e Luizianne, e ressalta gestão da saúde

Candidato do PT foi recepcionado por apoiadores e aliados políticos em 1ª agenda de campanha.

16 de Agosto de 2026 - 11:40 (Atualizado às 12:02)

Candidato à reeleição pelo PT, o governador Elmano de Freitas estreou a campanha eleitoral na manhã deste domingo (16), durante caminhada no bairro Pirambu, em Fortaleza. Na agenda, o político ressaltou o trabalho à frente do Executivo estadual e endereçou críticas ao grupo de oposição. 

Ao lado da candidata à vice-governadora, Gabriella Aguiar (PSD), o governador realizou o primeiro ato público com os postulantes ao Senado da sua chapa: o senador Cid Gomes (PSB) e a deputada federal Luizianne Lins (Rede), que foi confirmada na composição no dia 5 de agosto. 

Estreia de Elmano de Freitas na campanha eleitoral tem caminhada no bairro Pirambu, em Fortaleza.
Legenda: Estreia de Elmano de Freitas na campanha eleitoral tem caminhada no bairro Pirambu, em Fortaleza.
Foto: Kid Jr./SVM.

Elmano foi acompanhado por apoiadores e candidatos durante a caminhada no Pirambu. Em entrevista coletiva, o governador defendeu os avanços no Ceará durante o mandato, como a geração de emprego e a interiorização da saúde.

"Nós sabemos o quanto isso é importante para o povo mais simples do Ceará, para o povo brasileiro, pra gente continuar melhorando de vida, para ter emprego, pra ter escola de qualidade, pra ter tratamento do câncer no Interior, pra fazer cirurgia pro povo que não tem com o que pagar, é esse o trabalho que estamos realizando no Governo do Estado e que nós efetivamente sabemos que ainda tem muita coisa para ser feita e estamos cada vez mais animados para fazer ainda mais pelo povo cearense”
Elmano de Freitas
Candidato à reeleição pelo PT

Campanha nas ruas

Em seguida, os candidatos discursaram em cima de um carro de som em via pública no Pirambu. Nesse momento, Elmano de Freitas falou sobre o acirramento da disputa contra o grupo liderado por Ciro Gomes (PSDB), candidato ao Governo pela oposição. 

“Se eles achavam que a eleição se resolve de prévia, não é assim não, eleição se resolve na rua e na urna, é lá que nós vamos ver. Não tenho nenhuma dúvida, hoje é só o começo”, salientou Elmano. 

Elmano de Freitas, Gabriella Aguiar, Cid Gomes e Luizianne Lins durante 1º evento de campanha no Pirambu, em Fortaleza.
Legenda: Elmano de Freitas, Gabriella Aguiar, Cid Gomes e Luizianne Lins durante 1º evento de campanha no Pirambu, em Fortaleza.
Foto: Kid Jr./SVM.

Disputa pelo Senado

Durante discurso na caminhada, o senador Cid Gomes também enfatizou a importância do início da campanha eleitoral. “Vamos separar os meninos dos adultos, agora o time está entrando em campo, é um time para ganhar, é um time para fazer bem ao Brasil e ao Ceará”.

Por sua vez, Luizianne Lins ressaltou a aposta no eleitorado feminino para dar continuidade ao projeto liderado por Elmano de Freitas.

“Quero convocar e conclamar todas as mulheres, a gente que gera todo dia dentro da gente o futuro, para que a gente não deixe esse projeto ser interrompido, nem que a maldade e o bolsonarismo voltem para nossas casas e para a sociedade brasileira”, defendeu a candidata da federação Psol/Rede Sustentabilidade. 

Primeiro dia de campanha de Elmano

Após a caminhada no Pirambu, Elmano seguiu para a Basílica Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. O governador também fará visitas no Cariri: Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (14h); estátua de Santo Antônio, em Barbalha (15h); e estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato (16h).

A agenda da noite prevê a gravação de um programa eleitoral em Sobral, mas sem horário informado. Às 19h, a previsão é de um evento na Praça Pedra Cheirosa, em Itarema.

Este conteúdo é útil para você?

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia