As 22 cadeiras da bancada cearense na Câmara dos Deputados serão renovadas nas eleições gerais de 2026. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 268 candidatos que disputam o cargo de deputado federal no Estado.
Essas candidaturas estão públicas no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do órgão. Em suma, elas estão distribuídas em 25 siglas que tentam conquistar representatividade partidária na Casa para a próxima legislatura.
O partido Missão, criado em novembro de 2025, lança seis candidatos a deputado federal no Ceará em sua primeira participação eleitoral. Sem integrar qualquer coligação, ele entra na disputa com 66,6% de postulantes homens, enquanto os outros 33,3% são mulheres.
O PontoPoder, a seguir, apresenta quem são esses candidatos e quais seus números na urna eletrônica. Confira.
Confira os candidatos do Missão
- Erica Freire – 1467
- Gabriel Carvalho – 1414
- Igor Peixoto – 1442
- Ruan Dutra – 1441
- Sophia Fechine – 1400
- Ueliton Brilhoso – 1444
Eleições gerais
O pleito deste ano irá exigir seis votos do eleitor. Conforme a ordem de votação, o primeiro será para deputado federal, computado ao inserir quatro dígitos. Os dois primeiros representam o partido e os demais, o candidato.
A Justiça Eleitoral, por meio da Lei das Eleições, número 9.504 de 1997, exige que cada sigla tenha pelo menos 30% de candidaturas de cada gênero, seja masculino ou feminino, para cargos proporcionais.
As eleições ocorrem, em primeiro turno, dia 4 de outubro. Os cargos renovados serão de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Jéssica Welma.