O intercâmbio entre representantes das 184 gestões municipais cearenses, autoridades e especialistas em prol das boas práticas e da superação de desafios da administração pública será a máxima do XII Seminário de Gestores Públicos, realizado entre os dias 17 e 18 de junho, nos Salões Pecém e Taíba do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O tema deste ano será “Governança Digital e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Melhores Práticas”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.
O XII Seminário de Gestores Públicos - 2024 (Governança Digital e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Melhores Práticas) é uma promoção do Diário do Nordeste, Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e o Instituto Future. O evento é uma realização da Prática Eventos e tem o apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Instituto Rui Barbosa e Instituto Plácido Castelo.
As recentes mudanças na legislação e a promoção de reformas, sobretudo no âmbito tributário, estarão no raio de preocupação dos participantes, que discutirão temáticas como os limites legais, as regras fiscais, os cuidados com o patrimônio, as finanças das municipalidades, a realização de obras e a manutenção dos serviços essenciais.
"O Sistema Verdes Mares entra no 12º ano promovendo o Seminário de Gestores Públicos, porque nós realmente entendemos que a forma mais adequada e mais rápida de beneficiar a maioria da sociedade é através da boa gestão pública. Entendemos que podemos dar essa contribuição através de um bom debate", ressalta o superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará Filho.
Ele destaca ainda o legado do evento no Estado após mais de uma década de realização. "O Seminário deixa de fato um legado importante, ele já vem construindo algo. Não é um evento pontual que aconteceu em um ano e depois não aconteceu mais. A gente entende ser importante e já temos mais de uma década de contribuição através desse bom debate da gestão pública", reforça.
Além dos temas recorrentes — como gestão fiscal — o debate eleitoral e as mudanças climáticas devem ser destaques na edição de 2024.
Fazem parte da programação momentos como a palestra magna e de abertura com o governador do Ceará, Elmano de Freitas — que fará um balanço das ações do Governo do Estado e as ações de cooperação com as prefeituras —, painéis, palestras, apresentações de casos de sucesso, lançamentos de serviços e políticas públicas, além de uma feira de produtos e serviços.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), vai mostrar os principais projetos em execução na gestão municipal e detalhar o plano de governança da Prefeitura de Fortaleza na 12ª edição do Seminário.
Expectativa entre prefeitos
Presidente da Aprece, o prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, frisou que o seminário já mobiliza uma expectativa entre os prefeitos e prefeitas vinculados à associação. “Todo ano ficamos esperando por este momento para que nossas equipes possam absorver novas informações, ganhar conhecimento para melhorar a qualidade dos serviços”, disse.
A temática central, segundo o dirigente, tem um diálogo direto com a realidade dos administradores. “São temas que tratam diariamente do que acontece nas nossas gestões, são importantes. Tenho certeza que as pessoas que vierem sairão com informações preciosas para melhorar a qualidade da gestão”, argumentou, relatando ser perceptível os acréscimos que as últimas edições do evento promoveram na governança das prefeituras do Ceará.
Programação
17 DE JUNHO
* 8h às 10h — Credenciamento e momento de networking e visitação de estandes
* 10h às 12h — Painel de abertura com autoridades convidadas e palestra magna
* 12h às 14h — Intervalo para almoço
* 14h às 16h — Painel 1: Geração de emprego, renda e empreendedorismo
* 16h às 18h — Painel 2: Sustentabilidade
* 18h — Encerramento do primeiro dia e visitação aos estandes
18 DE JUNHO
- * 8h às 9h — Momento de networking e visitação aos estandes
- * 9h às 10h40 — Painel 3: Governança Digital
- * 10h45 às 11h45 — Palestra “Sudene: fomento a interiorização do desenvolvimento”
- * 11h20 às 12h30 — Palestra Ministério da Educação
- * 12h30 às 14h — Intervalo para almoço
- * 14h15 às 14h30 — Lançamento da disciplina eletiva Cidadania e Controle Social das Contas Públicas para escolas de ensino fundamental em tempo integral
- * 14h30 às 17h — Painel 4: Eleições 2024
- * 17h às 18h — Palestra de encerramento do TSE sobre novas regras
- * 18h — Encerramento do evento, convite para a edição de 2025 e momento cultural na área de estandes