Qual a estratégia da equipe de transição do Governo do Ceará e quem é quem entre os integrantes

Primeira reunião dos indicados estava prevista para esta terça-feira, mas foi adiada para o dia seguinte

Com a oficialização da comissão de transição entre os governos de Izolda Cela (sem partido) e de Elmano de Freitas (PT) no último domingo (6), em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, os membros indicados pelo Poder Executivo do Ceará e pelo governador eleito iniciam nesta semana a passagem de bastão da administração pública.

Uma reunião da comissão estava marcada para ocorrer nesta terça-feira (8), no Palácio da Abolição, mas foi adiada para as 14h da quarta-feira (9). O foco do encontro, inclusive, deve ser a situação fiscal e orçamentária do Estado, conforme explica Flávio Jucá, secretário executivo de Gestão e membro da equipe de transição indicada por Izolda. O objetivo é passar as informações indispensáveis para o petista assumir a máquina pública no dia 1º de janeiro.

Com essas informações, a equipe de Elmano pode planejar os principais gastos do Governo Estadual para o próximo ano, por exemplo, para dar início ao cumprimento de promessas feitas durante a campanha. A possibilidade, inclusive, permite que ele tente articular mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, tendo em vista que o texto ainda será votado pela Assembleia Legislativa. Atualmente, a matéria está em tramitação no Parlamento cearense.

"O que a gente deve passar inicialmente é a situação fiscal do Estado, falar da lei orçamentária que está na Assembleia. A partir daí começa a apresentar a situação e projetos de cada secretaria. Caso governador eleito pretenda alguma coisa (mudança no orçamento), com certeza é possível propor alguma emenda à proposta que está lá"
Flávio Jucá
Secretário Executivo de Gestão do Ceará

Ainda conforme Jucá, um cronograma para entrega das informações do Governo será definido na primeira reunião oficial. Assim, nos próximos encontros, técnicos e secretários de cada pasta poderão se juntar à equipe para passar os dados de sua alçada.

Comissão 

Dentre os indicados para compor a equipe do governador eleito, por exemplo, estão: Eudoro Santana, pai do senador eleito Camilo Santana (PT) e responsável pela coordenação do time; Luísa Cela, filha de Izolda Cela e uma das coordenadoras do Plano de Governo de Elmano; e Augusta Brito (PT), suplente de senadora eleita e deputada estadual. Além disso, há nomes de ex-integrantes da gestão de Luizianne Lins (PT) em Fortaleza.

Coordenador do projeto Ceará 2050, plano estratégico de desenvolvimento econômico do Estado, Eudoro Santana deve conduzir o trabalho da equipe de Elmano. Como participou de estudos de planejamento do Estado e de Fortaleza, ele chefia a transição.

Do lado do Poder Executivo, estão Chagas Vieira, secretário da Casa Civil e responsável pela coordenação da equipe; Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda; e Vladyson Viana, presidente do Instituto do Trabalho e Desenvolvimento (Sine-IDT). Há, ainda, outros nomes técnicos e ligados a gestão de Camilo e Izolda.

Chagas Vieira é um dos membros do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf) e acompanha os projetos do Poder Executivo Estadual desde a gestão Camilo.

Conheça mais cada um

Membros indicados pelo chefe do Poder Executivo

  • Chagas Vieira (coordenador): jornalista com especialização em Gestão Empresarial e secretário da Casa Civil 
  • Ronaldo Borges: agrônomo especialista em Gestão Pública e secretário de Planejamento e Gestão
  • Fernanda Pacobahyba: doutora em Direito Tributário e secretária da Fazenda
  • Flávio Jucá: secretário executivo de Gestão
  • Vladyson Viana: presidente do Sine-IDT e ex-candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2020
  • Rita Bezerra: assessora estratégica da Casa Civil

Membros indicados pelo governador eleito

  • Eudoro Santana (coordenador): engenheiro civil, ex-deputado estadual e coordenador do projeto Ceará 2050
  • Luísa Cela: psicóloga com mestrado em Saúde da Família e ex-secretária executiva da Cultura do Ceará
  • Alfredo Pessoa: ex-coordenador da comissão de transição da gestão Luizianne Lins
  • Augusta Brito: graduada em Enfermagem e em Direito, deputada estadual e 1ª suplente de senador
  • Maximiliano Quintino: mestre em Economia do Setor Público e superintendente do Dentra-CE
  • Ana Maria Fontenele: doutora em Economia, professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-secretária da gestão Luizianne Lins.

Live do PontoPoder discute transição no Governo do Ceará