Lula visitará crianças na Terra Yanomami após casos de desnutrição entre indígenas

O presidente viaja a Roraima neste sábado (21)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que vai acompanhar a situação do povo indígena Yanomami, que sofre com a desnutrição de crianças. O petista viaja a Roraima neste sábado (21). 

"Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima", disse o presidente, por meio do Twitter na tarde desta sexta-feira (20).

Lula irá ao estado acompanhado de ministros. "Atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami", frisou o chefe do Executivo Nacional. 

Desde a última terça-feira (17), integrantes do Ministério da Saúde (MS) estão na Terra Yanomami para atender os indígenas que estão enfermos. 

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, estará na comitiva: "Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parentes morrerem de desnutrição e fome".

Atendimentos e resgates 

Nessa quinta-feira (19), o MS realizou uma visita à Comunidade Kataroa, onde constataram indígenas desnutridos e doentes.

Os casos foram denunciadas pela Urihi Associação Yanomami nesta semana. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram crianças da Terra Yanomami extremamente magras e com as costelas aparentes. 

"Estamos sem assistência há quatro anos. Todos os dias, desde que o Ministério da Saúde chegou aqui, no dia 16, dezenas de crianças e adultos são levados para a capital em estado grave. Apresentam desnutrição, malária. Tem crianças tendo paradas cardíacas. Precisamos de insumos e medicamentos urgente",  relatou presidente da Urihi, Júnior Hekurari Yanomami, em entrevista ao O Globo.