Justiça determina afastamento de coordenador e secretário de Aurora após acidente com ônibus escolar

Veículo caiu de ribanceira e deixou três mortos

A Justiça do Ceará determinou o afastamento do secretário de Transportes e do coordenador de Manutenção de Frota do município de Aurora, em ação ajuizada após o acidente com o ônibus escolar que deixou três morto e 13 feridos. A suspeita é de que eles foram indicados por apoio político e não por "qualificação técnica".

A decisão da Vara Única da Comarca de Aurora foi divulgada nesta quarta-feira (7), acatando ação pública do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

A prefeitura de Aurora deve providenciar, em até 30 dias, a vistoria de todos os veículos de transporte público do município por profissionais do Detran-CE. Em caso de irregularidades, a administração deve garantir o conserto dos veículos. A multa em caso de não cumprimento é de R$ 5 mil

Para a Justiça, as nomeações do secretário de Transportes e do coordenador de Manutenção de Frota não seguiram critérios técnicos e serviram como pagamento a apoio político. 

O secretário é agricultor com ensino médio completo, enquanto o coordenador é agricultor com ensino fundamental completo. A prefeitura deve nomear pessoas com aptidão e qualificação técnica para os cargos, segundo a determinação. 

O MPCE ressaltou que a escolha dos afastados está em confronto com os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da eficiência. 

Ao Diário do Nordeste, a Prefeitura de Aurora informou nesta quinta-feira (8) que não tem nada a declarar sobre o assunto. 

Acidente com ônibus escolar

Um ônibus escolar do município de Aurora caiu de uma ribanceira na Serra de Caririaçu, na tarde de 23 de julho deste ano. O veículo transportava jogadores, torcedores e auxiliares da seleção de futebol do município com destino a Santana do Cariri, para uma competição.

Três passageiros morreram no local do acidente: os jogadores Cícero Cristino Batista Lins (22 anos) e Juscélio Justino de Oliveira (38 anos) e o torcedor José Waldemir Dias Brasileiro. Outras 13 pessoas ficaram feridas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, que caiu na ribanceira de aproximadamente 60 metros. A ocorrência foi atendida pelo Samu, por uma aeronave da Ciopaer e por ambulâncias da cidade. 

Doze feridos foram levados para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. E um deles precisou ser transferido para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha. 

Após o acidente, a Secretaria de Juventude e Esporte de Aurora (Sejuves) suspendeu todas as atividades esportivas na sede e distritos do município por 15 dias.