O gabinete do deputado federal André Fernandes (PL), localizado no bairro Dionísio Torres, foi alvo de pichação na madrugada desta segunda-feira (1º). No Instagram, o parlamentar chegou a relatar ainda a queima de um boneco com uma foto dele impressa.
"Na madrugada de hoje (01/04) um grupo de criminosos foi até o meu gabinete parlamentar em Fortaleza para vandalizar as paredes com pichações e atear fogo em um boneco com o meu rosto em uma clara ameaça", declarou o deputado federal.
A autoria das ações no gabinete de André Fernandes foram assinadas pelo movimento Levante Popular da Juventude. O grupo de atuação nacional realizou uma série de mobilizações contra os 60 anos do golpe militar no país.
Durante as manifestações realizadas hoje, em algumas regiões do país, como parte da tradição de malhar o Judas, um boneco representando André Fernandes foi queimado, simbolizando a rejeição popular às suas práticas antidemocráticas e seu apoio ao autoritarismo. Essa é uma forma simbólica de expressar repúdio a figuras que representam injustiça, opressão e traição aos valores democráticos
O que diz a polícia?
A Polícia Civil informou, em nota, que apura o "crime ambiental de pichação e injúria". A corporação ressaltou ainda que um Boletim de Ocorrência deve ser registrado "para que sejam repassadas mais informações acerca do caso".
"A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia", complementou a PC-CE.