Evandro Leitão fala sobre filiação ao PT: 'Uma das mais importantes decisões da minha vida pública'

Evandro ainda agradeceu pelo acolhimento de lideranças do PT, como o governador Elmano de Freitas e o presidente Lula

Após dar entrada no pedido de filiação ao PT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, comentou a decisão, tomada em meio à queda de braço pela desfiliação do PDT. Para ele, foi uma das "mais importantes decisões" de sua trajetória política. A declaração foi feita pelas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (11).

"Na minha trajetória política, sempre estive muito próximo do PT, fazendo parte de um mesmo projeto no Ceará, e tendo, inclusive, sido líder do Governo Camilo na Alece (Assembleia Legislativa)", lembrou o deputado. 

"Mais que respeito e admiração pelo PT, comungo dos mesmos ideais, da luta pela democracia e por mais justiça social. E quero contribuir, junto com tantos e tantas, para o crescimento do nosso Ceará e para a reconstrução do Brasil. (...) Meu coração escolheu o PT", completou.

Evandro ainda agradeceu pelo acolhimento do presidente estadual da legenda, Antônio Filho (Conin); do presidente do diretório de Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio; do líder do Governo Lula e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães; do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educação, Camilo Santana; e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O embarque no partido deve ser confirmado até sábado (16), quando o PT Ceará fará um evento de filiação em massa. O presidente da Alece já chega em ambiente petista com status de pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, posição já reivindicada por algumas lideranças do partido.

A definição sobre quem vai representar o PT nas eleições da capital cearense deve ficar para abril do próximo ano, e promete agitar os bastidores da agremiação.

"Opção" para as eleições

Conin afirmou, nesta segunda-feira, que Evandro Leitão, ao ter confirmada filiação ao PT, passa a ser uma opção de pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Há meses, Evandro enfrenta uma disputa jurídica para deixar o PDT. Hoje, apresentou pedido de filiação ao PT.

"No processo de escolha de candidatura, nós vamos colocar o PT de Fortaleza para cuidar, mas um quadro como o Evandro Leitão é sempre uma opção que o PT passa a ter", disse, destacando que o partido ainda tem Luizianne Lins, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Arthur Bruno como cotados.

Apesar do encaminhamento dado nesta segunda, a desfiliação de Evandro Leitão do PDT ainda está sub judice. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) chegou a validar a carta de anuência dada pelo diretório estadual para deixar o partido, mas a Direção Nacional contestou a decisão.

O julgamento dos embargos de declaração no TRE-CE ocorreria nesta segunda, mas foi adiado para a próxima semana.

Segundo Conin, em relação a esse tema, é Evandro quem vai lidar diretamente, sem suporte do PT. No momento, afirma o dirigente, o papel do novo partido será de "acolhê-lo como o parceiro que sempre foi".

Ao Diário do Nordeste, o presidente nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo (PDT), disse que a sigla irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Não temos muita expectativa de reverter no âmbito do TRE. Em sendo mantida a decisão, haverá o recurso ao TSE", disse na última quinta-feira (7).