O Ceará deve enviar oito bombas de água para ajudar no escoamento das enchentes no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) na tarde desta terça-feira (21), nas redes sociais. Segundo o gestor, os equipamentos, juntos, têm capacidade de retirar quatro mil litros d'água por segundo.
O transporte do material será feito "nos próximos dias" em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). "É um momento de união entre todos os estados para solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul", declarou o governador.
Também serão enviados ao estado gaúcho alguns dispositivos elétricos necessários para a instalação das bombas, como transformador trifásico, inversores e cabos de alimentação, além de dois operadores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que serão responsáveis por instalar e manejar os equipamentos.
Enchentes no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está há quase um mês enfrentando as consequências de fortes enchentes, que causaram estragos em ao menos 464 municípios. Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça, foram registrados, até o momento:
- 161 óbitos;
- 806 feridos;
- 85 desaparecidos;
- 581,6 mil desalojados.