Deputados estaduais Lucílvio Girão e Fernando Hugo deixam o PP e se filiam ao PSD

Desde o início do mês, a sigla tem anunciado reforço em seus quadros para disputar as eleições

Os deputados estaduais Lucílvio Girão e Fernando Hugo se filiaram, nesta segunda-feira (28), ao PSD. Até então, os dois parlamentares integravam os quadros do PP. O anúncio da filiação foi feito pelo ex-vice-governador Domingos Filho (PSD), presidente estadual da nova sigla do mandatário.

"O PSD está de braços abertos para receber esse médico e experiente político, que atua com honradez na dedicação à medicina e à vida parlamentar", escreveu nas redes sociais sobre Girão. "Satisfação de receber no PSD a filiação do meu velho e querido amigo, Fernando Hugo Colares", acrescentou o presidente da sigla.

Reforços

Os dois nomes que chegam ao PSD são políticos experientes, com longas trajetórias na vida pública.

Lucílvio Girão é ex-vereador de Fortaleza e foi eleito em 2002 como deputado estadual, cargo que ocupa até hoje. O parlamentar será um dos nomes na chapa do PSD para disputar a reeleição. 

O mesmo plano deve seguir o deputado Fernando Hugo, atual decano da Assembleia Legislativa do Ceará. Ele foi eleito pela primeira vez para o parlamento estadual em 1990.

PP

A saída de Girão e de Hugo do PP ocorre em um momento de incerteza para a sigla. O partido é alinhado, nacionalmente, com o presidente Jair Bolsonaro (PL). No âmbito local, apoia o governador Camilo Santana (PT). 

Para as eleições deste ano, a sigla ainda não definiu de que lado estará na disputa. No entanto, articula lançar o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP) como cabeça de chapa para o Governo do Ceará. Recentemente, Zezinho deixou o PDT justamente para disputar o cargo majoritário.

PSD

Desde o início do mês, o PSD tem anunciado uma série de filiações. A ideia do partido é lançar uma chapa completa (com o maior número de candidatos) para disputar as eleições proporcionais e ampliar a bancada da sigla.

A sigla aproveita a janela partidária, período em que parlamentares podem trocar livremente de partido sem perder o mandato. No segundo dia da janela, a legenda anunciou, por exemplo, o deputado federal Célio Studart como novo integrante da sigla. Ele foi o segundo deputado mais votado no Ceará em 2018.