Cearense é nomeado como ministro ao STJ; Veja lista completa

Ao todo, três ministros foram nomeados pelo presidente Lula nesta sexta-feira (10)

Nesta sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou três ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), incluindo o cearense Teodoro Silva Santos. Os outros dois nomeados são Afrânio Vilela e Daniela Teixeira.

As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União. As indicações haviam sido aprovadas pelo Senado no dia 25 de outubro.

Teodoro Silva Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Afrânio Vilela também é desembargador, sendo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Já Daniela Teixeira é advogada.

CONHEÇA TEODORO SILVA SANTOS

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos é graduado e pós-graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, onde concluiu também o mestrado e o doutorado em Direito Constitucional. Ele é docente do curso de Direito da Unifor. 

Ele ingressou no Tribunal de Justiça em 2011, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça. Fundou a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário, onde atuou como presidente por sete anos.

Em 2003, Teodoro Silva Santos foi agraciado com a Comenda de “Ordem Alencarina” – Egrégio Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Ceará. Em 2016, foi homenageado com o Troféu “Sereia de Ouro”. Também foi condecorado com a medalha “Boticário Ferreira”.

Atuou em diversas comarcas da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ/CE), com 12 promotorias no total. Atualmente, é presidente da 1ª Câmara de Direito Público do TJCE.