O presidente Jair Bolsonaro foi oficializado como candidato do Partido Liberal (PL) à presidência da República, em convenção realizada na manhã deste domingo (24), no estádio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O general Walter Braga Netto foi confirmado como vice da chapa pura.
A aprovação da candidatura foi realizada em votação virtual do partido. Ao ser anunciado, Bolsonaro foi chamado ao palco, onde subiu ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
A convenção também confirmou o general Braga Netto como vice, após ele se filiar ao PL em março deste ano. Ele já foi chefe da Casa Civil, comandou o Ministério da Defesa e, por último, assumiu a vaga de assessor especial da presidência da República. Deixou o cargo em julho.
O Maracanãzinho foi decorado nas cores verde e amarela, remetendo à bandeira nacional. Os cerca de 13 mil apoiadores estimados pelo PL no local também compareceram vestindo roupas na mesma tonalidade.
A programação foi iniciada com uma oração do pastor evangélico e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP). Em seguida, foi tocado o Hino Nacional.
Michelle discursou antes de Bolsonaro, atendendo a uma demanda da campanha para melhorar a imagem do presidente juntos às mulheres, eleitorado que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
A convenção tem a presença de diversos ministros e políticos, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Também compareceram representantes da aliança da chapa, como Partido Progressista (PP), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partdio Social Cristão (PSC).
O Rio de Janeiro é o "berço político" de Bolsonaro, no qual venceu a primeira eleição para vereador, em 1988, após deixar o Exército. Ao todo, o presidente acumula sete mandatos como deputado federal.