Alianças políticas de Bebeto do Choró são alvo de embate entre Ciro e Elmano

Candidatos trocaram acusações sobre supostas ligações do ex-prefeito com parlamentares e acerca de quem seria a responsabilidade do pagamento de honorários advocatícios da defesa dele.

Escrito por Bruno Leite bruno.leite@svm.com.br
09 de Setembro de 2026 - 19:13 (Atualizado às 19:24)

O ex-prefeito de Choró, Bebeto Queiroz, foragido da Justiça por conta de um mandato de prisão em aberto que foi expedido em dezembro de 2024, foi objeto de um embate direto entre Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT), no Debate PontoPoder, realizado nesta quarta-feira (9) pelo Diário do Nordeste, Verdinha FM e TV Diário.

Bebeto é acusado de comandar um esquema de compra de votos em diversos municípios cearenses durante as eleições municipais de 2024. Os recursos para o ilícito viriam de "caixa dois", com suspeita de desvio de emendas parlamentares. Em agosto, ele foi expulso do PSB, partido em que estava filiado.

O assunto foi levantado por Ciro Gomes, que indagou sobre a relação do ex-gestor do município localizado no Sertão Central com membros da aliança governista. "E o Bebeto do Choró, por que que não foi preso? Ele é o financiador com dinheiro das facções criminosas de 34 prefeitos da sua base eleitoral e de outros tantos parlamentares também da sua base eleitoral, tipo Yury do Paredão", questionou. 

"Essa eu queria explicar um pouquinho porque já é a terceira vez que você fala de Bebeto do Choró. Eu vou lhe explicar um pouquinho e você sabe que é pior. Sabe quem fez a ação que cassou o Bebeto do Choró? O PT. Sabe quem foi capaz de fazer o Bebeto ser inelegível? Foi o PT. Sabe quem disputou a eleição com o Bebeto do Choró? O PT", disse Elmano de Freitas em seguida.

As discussões sobre Bebeto do Choró foram levantadas por Ciro Gomes em embate com Elmano de Freitas
Legenda: As discussões sobre Bebeto do Choró foram levantadas por Ciro Gomes em embate com Elmano de Freitas
Foto: Thiago Gadelha

Que continuou: "Sabe quem é o advogado do Bebeto do Choró? Ele era filiado ao PSB, deve ser o advogado do PSB... não. Ah, talvez fosse o advogado do PT... também não. Sabe de quem é o escritório que faz a defesa do Bebeto do Choró na Justiça? É o [do] partido do capitão Wagner, pago pelo Wagner. É o partido do André Fernandes, teu amigo, que agora é um 'talentoso jovem'".

Ciro discordou das afirmações. "Mente que nem treme. Vocês perceberam aí", afirmou ao se dirigir para as câmeras. "O Bebeto do Choró está foragido há quase dois anos e ele não acha de prender. Ontem, por isso que ele tá nervosinho assim, foi preso o grande parceiro do Bebeto do Choró. Nós estamos todos esperando que ele faça uma delação premiada", falou.

E novamente se dirigiu para as câmeras: "Pega aí na internet quem foram os deputados federais que o Bebeto do Choró apoiou com dinheiro de facção. E quem é que está denunciando isso o tempo inteiro? Sou eu". 

Segundo ele, Júnior Mano e Yury do Paredão, apontado por ele como o suplente de uma das chapas governistas ao Senado Federal, seriam os deputados federais aliados a Elmano que teriam relação direta com o esquema que o ex-prefeito de Choró estaria envolvido. "Viu como ele está nervoso?", provocou Elmano depois. "É tanto bandido que eu esqueço", rebateu Ciro.

Este conteúdo é útil para você?

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia