'Será meu conselheiro informal', diz Sarto sobre Roberto Cláudio em posse no Paço Municipal

Cerimônia acontece após a posse oficial na Câmara Municipal

Escrito por Redação ,
O ex-prefeito Roberto Cláudio passa o comando da Capital para o prefeito José Sarto (PDT) no Paço Municipal.
Legenda: O ex-prefeito Roberto Cláudio passa o comando da Capital para o prefeito José Sarto (PDT) no Paço Municipal.
Foto: Natinho Rodrigues

Sarto Nogueira (PDT) recebeu oficialmente o cargo de prefeito de Fortaleza na noite desta sexta-feira (1º), em cerimônia realizada no Paço Municipal, no Centro da Capital. A cerimônia de passagem do comando da cidade das mãos do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) para as do atual aconteceu logo após a posse oficial na Câmara Municipal. No discurso, Sarto disse que RC seria seu “conselheiro informal”.

Veja também

Sarto ressaltou que ainda “estamos enfrentando a maior crise humanitária da história” e se solidarizou às famílias que sofreram perdas para a pandemia de Covid-19. “Vivemos num momento diferenciado, de crise econômica, sanitária, ética, de intolerância, de pouca empatia. É dentro desse momento raro que tive a honra de ser eleito prefeito. Gratidão e responsabilidade. Suceder o Roberto não é fácil. Ele fez muito em todas as áreas”, elogiou.

O prefeito reconheceu avanços, principalmente, em educação, e reafirmou compromisso em garantir o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino. 

O secretariado, segundo ele, deve tomar posse virtualmente e, até segunda-feira, novas informações sobre segundo e terceiro escalão devem ser divulgadas.

Legenda: Primeira-dama Natália Herculano e a cadelinha Marrion estiveram presentes na solenidade
Foto: Natinho Rodrigues

No discurso de posse na Câmara, horas atrás, o novo gestor municipal destacou ainda como prioridades no início do mandato a retomada das aulas presenciais na rede pública municipal, a garantia da vacinação da população fortalezense contra a Covid-19 e a geração de emprego e renda, especialmente para jovens e mulheres.

"2021 é o ano que renova nossas esperanças, mas impõe provações na saúde, economia e educação", disse. Diante de tais desafios, ele aproveitou para pedir o apoio dos vereadores recém-empossados.

O governador Camilo Santana (PT) participou da cerimônia virtualmente. A primeira-dama Natália Herculano e outras autoridades também estiveram presentes.

Veja como foi a cerimônia da posse:

Vereadores

A posse dos novos prefeito e vice começou por volta das 17h. Antes, a posse dos vereadores estava marcada para as 13h30, mas iniciou com cerca de uma hora de atraso. Os trabalhos iniciais foram conduzidos por Elpídio Nogueira (PDT), vereador mais antigo da Casa, e o mais velho, com 68 anos. Já a posse de Sarto Nogueira e Élcio Batista foi conduzida pelo presidente reeleito da Câmara, vereador Antônio Henrique (PDT).

cerimônia se deu de forma adaptada, observando protocolos sanitários. Os vereadores permaneceram nos gabinetes até serem chamados para realizar o juramento, e, em seguida, assinaram a ata.  

Logo após empossados os parlamentares, uma cerimônia elegeu a nova Mesa Diretora, com votação de modo virtual, com os vereadores já de volta aos gabinetes. 

A chapa única foi eleita por unanimidade, e permanece no comando da Câmara pelo biênio 2021-2022.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados