As provas do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aplicadas no último domingo (16), têm questões com valores que variam entre 0,4 e 1,2 pontos, totalizando uma nota máxima de 60 pontos.
Para serem aprovados, os candidatos devem alcançar, no mínimo, 30 pontos. Quem não chegar a essa pontuação deve ser automaticamente eliminado do certame.
Além disso, mesmo se aprovados na prova objetiva, os concorrentes devem conquistar uma posição dentro do número de vagas ofertadas para terem a chance de serem nomeados. O cadastro de reserva também poderá ser utilizado.
Estrutura da prova
A prova objetiva do concurso da Ebserh teve 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas — sendo apenas uma correta.
Saiba quanto valia cada questão
Área Administrativa
- Língua Portuguesa (10 questões, 0,4 ponto cada): 4 pontos
- Legislação da Ebserh (5 questões, 1 ponto cada): 5 pontos
- Políticas Públicas de Saúde e Educação (15 questões, 1 ponto cada): 15 pontos
- Conhecimentos Específicos (20 questões, 1,2 ponto cada): 24 pontos
- Noções de Administração Pública e Direito Administrativo (10 questões, 1,2 pontos cada): 12 pontos
- Específico (20 questões, 1,2 pontos cada): 24 pontos
Área Assistencial e Médica
- Língua Portuguesa (10 questões, 0,4 ponto cada): 4 pontos
- Legislação da Ebserh (5 questões, 1 ponto cada): 5 pontos
- Políticas Públicas de Saúde e Educação (15 questões, 1 ponto cada): 15 pontos
- Conhecimentos Específicos (30 questões, 1,2 ponto cada): 36 pontos
Os candidatos aos cargos da área administrativa também foram avaliados por meio de uma etapa discursiva aplicada no mesmo dia. Neste caso, a avaliação teve caráter classificatório no valor de 20 pontos.
Concorrência
Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que organiza o concurso, o cargo mais disputado é o de enfermeiro, com cerca de 102 mil candidaturas — a demanda é de 5,1 mil concorrentes por vaga. Em seguida, os cargos mais concorridos são de técnico de enfermagem (159 mil candidaturas) e de assistente administrativo (46,5 mil concorrentes).
São oferecidas, ao todo, 545 vagas imediatas para as áreas: assistencial (330), médica (198) e administrativa (17). As oportunidades são para trabalhar em 40 hospitais da rede, além da administração central, em Brasília.
Os aprovados terão salários que giram entre R$ 2,7 mil e R$ 17,9 mil.