O edital do concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), que é esperado para ser publicado neste mês, deve sair entre 10 a 15 dias, de acordo com a titular da Pasta, Fernanda Pacobahyba.
Previsto para ser divulgado nesta quinta-feira (15), o edital foi novamente adiado para se adequar à nova lei que estabelece 20% das vagas de concursos públicos no Ceará para pessoas negras.
"Na concepção da lei, teve um artigo aprovado que precisou ser retificado. Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou, então, a previsão é de que Cebraspe (comissão de organização) consiga nos entregar esse edital entre 10 e 15 dias", afirmou a secretária em live nesta quinta.
Sem novas admissões há 15 anos, o certame da Sefaz-CE é aguardado desde 2019. Inicialmente, a previsão seria de que o edital saísse ainda em março, no entanto, sofreu adiamento.
O concurso deve ter 100 vagas, com remunerações de mais de R$ 16 mil. A organização da seleção será da banca Cebraspe.
O processo será realizado em três fases: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.
CARGOS OFERTADOS PELA SEFAZ
O concurso terá vagas para as seguintes funções:
- Auditor Fiscal da Receita Estadual;
- Auditor Fiscal Contábil-Financeiro da Receita Estadual;
- Auditor Fiscal Jurídico da Receita Estadual;
- Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação da Receita Estadual.
Das vagas destinadas aos cargos, 5% serão destinadas a candidatos portadores de deficiência, conforme previsto na Lei Federal nº 7.853.
Os aprovados irão atuar com jornadas que somam 40 horas semanais e o regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade. As vagas serão imediatas e sem previsão de cadastro reserva.
NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Para participar da seleção do concurso é necessário possuir ensino superior completo — sendo de qualquer área para o cargo de auditor fiscal da receita estadual e na de área específica para as demais funções.
REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Os exames serão realizados em Fortaleza, em um domingo, nos turnos da manhã e tarde. Conforme os detalhes divulgados pela Sefaz, as provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos serão do tipo “certo” ou “errado” e terão 160 questões, em que uma marcação errada anula uma correta.
Os testes discursivos serão compostos por duas questões com até 20 linhas cada e um estudo de caso com até 45 linhas. Serão corrigidas as provas dos candidatos classificados no quantitativo de três vezes o número de vagas.
Além disso, o concurso ainda terá uma fase de prova de títulos para os candidatos aprovados nas fases anteriores, de caráter exclusivamente classificatório.
O concurso da Sefaz é aguardado desde 2019. O orçamento reservado para a realização da seleção é de R$ 100 mil, que já foi aprovado.