O Governo Federal autorizou a realização de um concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com 814 vagas. O prazo para a publicação do edital de abertura será de até seis meses. É o segundo concurso público autorizado pela gestão atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Serão ofertadas 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista. Para todas elas, a escolaridade exigida é nível superior.
A portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi publicada nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).
Primeiro concurso
O primeiro concurso público autorizado por Lula, referente ao Ministério das Relações Exteriores, oferece 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia.
Além deles, o Ministério da Gestão também autorizou a nomeação de 40 candidatos a especialistas em recursos minerais já aprovados em concurso público para a Agência Nacional de Mineração, do Ministério de Minas e Energia.
Na semana passada, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que o governo anunciaria até 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal. Ela destacou que há previsão no orçamento e serão priorizados os órgãos com maior déficit de pessoal.