A data do Concurso Nacional Unificado (CNU) não será modificada. O certame seguirá ocorrendo no domingo, dia 5 de maio, em todo o Brasil, conforme o Ministério da Gestão e da Inovação. Nesta quinta-feira (2), afirmou que "está mantida em todo o País a aplicação das provas".
[ATUALIZADA ÀS 14H55 DESTA SEXTA-FEIRA (3)] Apesar do anúncio anterior, o Governo decidiu, nesta sexta (3), que o CNU será adiado devido à tragédia das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A decisão deve ser divulgada pelos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) em coletiva de imprensa marcada para 15h.
O governador gaúcho, Eduardo Leite, chegou a pedir mudança de data, declarando que "o concurso ficou completamente inviabilizado para a população gaúcha".
"O Governo Federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes. Quaisquer atualizações serão informadas pelos canais oficiais do Ministério".
Concurso Nacional Unificado
O concurso será aplicado simultaneamente. Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — e uma redação.
À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas — de múltipla escolha — de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas — de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas e é o maior processo seletivo para o serviço público da história do País.
Calendário
- Dia da prova: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e discursivas: 21 de junho;
- Resultado definitivo: 30 de julho;
- Etapa de convocação: 5 de agosto.