Análise: Leão pega grupo 'pedreira' na Sula com Boca e altitude; veja detalhes de rivais

Tricolor de Aço enfrenta Boca Juniors, Nacional de Potosí e Trinidense/PAR

Legenda: O Leão enfrentará o Boca Juniors de Cavani, que começou bem a temporada no futebol argentino
Foto: Divulgação / Boca Juniors
O Fortaleza conheceu seus adversários na Fase de Grupos da 1ª Fase da Copa Sul-Americana. O Leão enfrenta Boca Juniors, Nacional de Potosí e Trinidense/PAR.
 
O grupo do Leão é considerado difícil, com um gigante sul-americano (o Boca) e uma equipe que joga na altitude na Bolívia (Nacional Potosí). De adversário mais acessível, o clube enfrentará o  Trinidense, do Paraguai, time que joga em Assunção e com pequena torcida. 
 
A tendência é que o Leão dispute a liderança do Grupo D com o Boca Juniors, com dois jogos sensacionais no Castelão e em La Bombonera. Vale lembrar que só o líder avança para as Oitavas de Finais. O 2º colocado jogará uma fase prévia de mata-mata, contra times que ficarem em terceiros na fase de Grupos da Libertadores.
 
Tanto Fortaleza quanto Boca devem ter dificuldade contra o Nacional em Potosí, mas quando receberem o time boliviano, devem vencer com tranquilidade. Já diante do Trinidense, brasileiros e argentinos tem grande chance de vencer as duas partidas.
 

Veja como estão os adversários do Tricolor de Aço:

 

Boca Juniors

 
O Boca é um dos maiores clubes do mundo e foi vice-campeão da Libertadores em 2023, perdendo para o Fluminense no Maracanã. Os 'xeneizes' estão na Copa Sul-Americana pela 7ª colocação no Campeonato Argentino. 
 
Na atual temporada, o Boca tem jogado a Copa da Liga Argentina. Em 10 jogos, são 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. São 14 gols marcados e 9 sofridos. O time é o 6º colocado no Grupo B.
 
Legenda: O Boca é um gigante Sul-Americano, atual vice da Libertadores e um dos favoritos ao título da Sul-Americana
Foto: Divulgação / Boca Juniors
 
O técnico é Diego Martínez de 45 anos. O destaque do Boca é o experiente atacante uruguaio Cavani. Em 7 jogos, ele marcou 4 gols.
 
Time base: Romero, Advíncula, Lema, Figal, Blanco, Zenon, Campuzano, Fernández, Medina, Cavani e Merentiel.
 

Nacional de Potosí/BOL

 
 
O time boliviano, conhecido com La Banda Roja, e tem como trunfo a altitude Potosí. Situada na Cordilheira dos Andes, à altitude de 3.967 metros, é uma das cidades, geograficamente, mais altas do mundo. A equipe joga no estádio  Víctor Agustín Ugarte, para 32.105 pessoas.
 
O Nacional fez 7 jogos na temporada, sendo 6 pelo Boliviano e 1 pela Sula, na fase prévia. São 4 vitórias, 2 empates e uma derrota. O time lidera do Grupo B do Campeonato Boliviano.
 
Legenda: O Nacional de Potosí joga em uma altitude de de 3.967 metros
Foto: Nacional de Potosí / Divulgação
 
O argentino Claudio Biaggio é o treinador da equipe e tem 56 anos. O destaque da equipe também é argentino: o atacante Facundo Callejo tem 31 anos e com 7 jogos na temporada, marcou 4 gols e deu uma assistência. Um dos gols dele já foi na Sul-Americana, na fase prévia contra o Vinto, também da Bolívia.
 
Time base: Carlos Adorno, Heber Leaños, Javier Guerra, Oscar Baldomar, Luis Pavía, Gustavo Cristaldo, Jorge Ándia, Saulo Guerra, Pedro Azogue, Omar Duarte, Facundo Callejo.
 

Trinidense/PAR

 
O Sportivo Trinidense é um clube de Assunção, no Paraguai. O El Triqui está na elite paraguaia mas não faz um bom campeonato.  
 
É o penúltimo colocado do campeonato com 12 clubes. Em 10 jogos, são apenas 2 vitórias, um empate e 7 derrotas. São 13 gols marcados e 20 sofridos.
 
Por ter sido vice-campeão da Copa do Paraguai e 3º no apertura de 2023, garantiu vaga na Libertadores de 2024.
 
Legenda: O Trinidense fez boa temporada em 2023, com o vice da Copa do Paraguai, mas não começou bem 2024
Foto: Divulgação / Sportivo Trinidense
 
A equipe participou da fase prévia deste ano, mas após passar pelo El Nacional, do Equador, foi eliminado pelo Colo Colo em dois jogos (1x1) e (2x1).
 
O destaque da equipe é o lateral-direito César Benítez, de 33 anos. Ele é já passou pelo Coritiba, e pelos gigantes paraguaios, Olímpia e Cerro Porteño. O técnico da equipe é o paraguaio José Arrúa.
 
Time base:  Víctor Samudio, César Benítez, Gilberto Flores, Sergio Mendoza, Luis de la Cruz, Juan Salcedo, Marcos Riveros,  Joel Román, Fernando Romero, Brian Andrada e José Sinisterra