Venda de carros no Ceará deve subir 15% com programa de descontos

Concessionárias já registram aumento no fluxo de consumidores. Benefício, no entanto, deve durar pouco

As concessionárias de veículos do Ceará deverão ter uma expansão de até 15% nas vendas neste mês de junho, impulsionadas pelo programa do Governo Federal que concede descontos no preço final dos carros. A estimativa é de Ana Furtado, diretora executiva da Fenabrave-CE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Ela afirma que houve um grande aumento no fluxo de potenciais compradores nas lojas. "Ainda não temos os números de vendas, pois a Fenabrave consolida o resultado após o fechamento do mês, mas é estimado um crescimento entre 12 a 15%, pois existe uma limitação de unidades e modelos vendidas com o incentivo", pontua.

Em maio, as vendas de carros de passeio no Ceará (excluídos os modelos SUV e picapes) somaram 2.492 unidades.

Segundo Ronaldo Munhoz, vice-presidente da Fenabrave-CE, quando houve o anúncio inicial do incentivo, em maio, o mercado entrou em compasso de espera. "Em virtude disso, o mês começou devagar, mas agora, os clientes voltaram à loja", diz.

Prorrogação?

A Fenabrave divulgou nota, na terça-feira (13), enaltecendo o sucesso do programa e propondo ao Governo um novo aporte de recursos para prolongar o programa. Segundo projeção da entidade, os descontos devem durar apenas um mês.

“Ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque, o que retarda um pouco a entrega dos pedidos realizados pelos clientes, e nos impede de verificar, agora, o impacto da Medida em unidades, o que teremos em alguns dias. Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar, rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, frisa Andreta Jr., presidente da Federação.