Obra do polo industrial de Maranguape começa em 2023; investimento de R$ 200 milhões

Lançamento do projeto multisetorial ocorre no sábado (11). Polo abrigará empresas do setor químico, de vestuário e metalmecânico

A cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, sediará um novo polo industrial cearense. Chamado de Maranguape Industrial Park, o projeto multisetorial será lançado oficialmente neste sábado (11), às 8h30. A solenidade deve contar com diversas autoridades, entre elas o governador Elmano de Freitas.

Com um investimento de cerca de R$ 200 milhões, o polo industrial, a ser erguido em uma área de 47 hectares, próxima à CE-065, deverá criar pelo menos 2 mil novos empregos.

Empresas previstas

Segundo os investidores, as obras de instalação das primeiras empresas e áreas comuns deverão ter início no segundo semestre deste ano.

O empreendimento já possui três protocolos de intenção assinados com empresas que pretendem se instalar no complexo industrial. São elas: o Grupo Alyne Cosméticos, com uma segunda unidade para produção de novas linhas de cosméticos; Vonixx e Afins Cosméticos.

Há ainda uma lista de empreendimentos que deverão celebrar novos protocolos, como Lavezzi, BIZ, Pinho Pack, Biodis e Duna Papeis, todas do setor químico, quatro empresas do segmento metalmecânico, além de outras interessadas pertencentes ao segmento de confecção.

De acordo com o arquiteto responsável, André Moura, o empreendimento seguirá o modelo do Polo Químico de Guaiúba. O esquema prevê articulação entre as empresas, divisão de tarefas e compartilhamento de áreas e responsabilidades comuns.

“É muito gratificante ver o polo industrial de Maranguape transformar-se em uma feliz realidade. Um projeto que nasceu das nossas conversas e idealizações com o prefeito Átila Câmara, que logo foi abraçado por muitos e que hoje já conta com terreno próprio, estrutura e divisões projetadas, empresas com protocolos de intenção assinados, licenciamentos em fase final", destaca o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica), Paulo César Gurgel.

Maranguape Industrial Park foi encabeçado pelo projeto de Polos Industriais do Centro Industrial do Ceará (CIC). Conta com participação do Sindquímica, SindRoupas, SindConfecções e Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará), com o apoio do Sistema Fiec, Sebrae e da Prefeitura de Maranguape, que cedeu o terreno.