Para o Fortaleza a Copa do Brasil é apêndice

Confira a coluna desta quinta-feira (28)

Legenda: Fortaleza e Fluminense duelam pela Copa do Brasil nesta quinta-feira no Castelão
Foto: THIAGO GADELHA

Hoje, embora vivenciando tantos problemas na Série A, o Fortaleza recebe o Fluminense pelas quartas de final da Copa do Brasil. A competição tem característica especial porque é eliminatória. Os jogos agregados passam a ser duas decisões. Como consequência, exigem mais empenho. Não sei como fazer para não estourar o grupo. Correto será o Fortaleza jogar no ritmo normal, sem ultrapassar os limites físicos. Hoje, não adianta queimar oxigênio além da conta, pois no domingo terá o desafio diante do Cuiabá na Arena Pantanal. Além dos jogos, o cansaço com a longa viagem.

O conjunto de observações ora exposto tem um objetivo: mostrar que a prioridade é a Série A. Atenção para a Série A. Esforços redobrados só na Série A. É no Campeonato Brasileiro que o Leão terá de aplicar todas as suas energias. A Copa do Brasil, pelas circunstâncias atuais, só atrapalha. Sei que é impossível o time deixar de lutar pela vaga na semifinal. É normal que lute. Mas a minha advertência é alertar para os riscos que o exagero no jogo de hoje possa trazer. Está provado que, em duas competições paralelas, uma será prejudicada. No caso do Fortaleza, a Série A é o principal: a Copa do Brasil é apêndice. 

 

Dívida 

 

Na derrota do Ceará, domingo passado, em Caxias do Sul, os dois mais importantes jogadores alvinegros ficaram devendo: Vina e Mendoza. Da inspiração deles, muito depende o Ceará. Uma transitória queda de produção é compreensível. Mas isso não poderá acontecer diante da força paulista que vem aí, ou seja, primeiro o Palmeiras e depois o São Paulo. 

 

Marcação 

 

Os adversários do Ceará sabem que um dos trunfos alvinegros é a explosão de Mendoza pelos lados do campo, máxime pela esquerda. Aí não dão o espaço de que Mendoza precisa para fazer a diferença. Mendoza também tem a seu favor a habilidade para dribles curtos. Mas diante de times fechados isso se torna também mais difícil. Marquinhos Santos terá de buscar alternativas. 

 

Oportunidade 

 

Diego Rigonato e Jhon Vásquez estrearam na derrota para o Juventude. Mas, pelo curto tempo em que aturam, não dá para tirar conclusões. A avaliação fica comprometida. Não há como dizer se serão a solução. Somente diante de novas oportunidades, em jogos completos, será possível formar um juízo consistente sobre o momento dos dois. 

 

  

A perigo 

 

O futebol cearense não está bem na Série C. Faltando três rodadas para o encerramento da fase classificatória, Floresta (17º) e Atlético (18º) estão na zona de rebaixamento, ambos com 16 pontos. O Ferroviário (16º) está fora da zona maldita, mas tem também 16 pontos. Complicada a situação para ser resolvida em três partidas. Ferrão enfrenta o Remo, segunda-feira, em Belém.