Eu vi o Ceará eliminar o Palmeiras


O sorteio que definiu os adversários das quartas de final da Copa do Brasil trouxe para mim boas recordações. O Ceará enfrentará o Palmeiras. Em 1994, narrei todos os jogos do Ceará fora de casa pela Copa do Brasil. Vi o Vozão eliminar o Palmeiras no Parque Antártica em São Paulo. O jogo aqui tinha sido 0 x 0. Um empate com gols em São Paulo classificaria o Ceará. O Palmeiras era campeão brasileiro e bicampeão paulista. Tinha cinco jogadores da Seleção Brasileira: Cleber, Roberto Carlos, César Sampaio, Amaral e Evair. O técnico Vanderlei Luxemburgo no auge. Verdão favorito todo. O Ceará fez 1 a 0, gol de Jaime. O Palmeira empatou, de pênalti, gol de Evair. Na fase final o Palmeiras bombardeou. Teve outro pênalti a favor. Evair bateu de novo, mas desta vez o goleiro Chico defendeu. Terminou 1 x 1. Ceará classificado. O Vozão eliminou Palmeiras, Campinense, Internacional de Porto Alegre e o Linhares do Espírito Santo. Na decisão com o Grêmio, no Estádio Olímpico em Porto Alegre, o Ceará foi vergonhosamente prejudicado pelo árbitro Oscar Godoi, que não marcou pênalti em Sérgio Alves, expulsou o próprio Sérgio e o zagueiro do Ceará, Victor Hugo. O Ceará foi vice-campeão. 

Atenção e desatenção 
Segundo o médico e pesquisador, Russen Conrado, as oitavas mostraram que os times são muito iguais. Dos 16 jogos das oitavas, 15 foram definidos pela diferença de um gol, sendo cinco empates. Houve só um por diferença de dois gols (Bragantino 1 x 3 Palmeiras). Aos 27’ da fase inicial, o Palmeiras já vencia por 3 a 0. Cada vez mais os jogos são definidos por gols no início e no fim de cada tempo. Por isso é tão importante começar e terminar a partida com atenção redobrada para não ser surpreendido e botar todo um planejamento a perder. Ceará deve ter isso em mente diante do Palmeiras nas próximas duas quartas. 

Virada do turno 
Outros dados enviados pelo pesquisador, Russen Conrado: de 2006 a 2019 (portanto em 14 edições do Campeonato Brasileiro da Série A), em sete vezes (50%) três times que viraram o turno na zona de rebaixamento foram para a Série B no final da competição. Em cinco vezes (37,7%), dois times que viraram o turno na zona de rebaixamento foram para a Série B no fim da competição. Olho vivo!

Mais dados 
Em duas vezes (14,3%), os quatro times que viraram o turno na zona de rebaixamento acabaram mesmo sendo rebaixados. Isso aconteceu em 2012 e em 2019. O Alerta do médico e pesquisador Russen Conrado faz sentido. O Vina, em entrevista recente, até se referiu a isso quando disse que é preciso os jogadores do Vozão terem mais atenção no começo e no fim das partidas.