Duas vagas internacionais na mira dos cearenses

Legenda: Jogadores de Ceará e Fortaleza comemorando gols
Foto: Conmebol

O Fortaleza não precisa vencer hoje em Santiago: um empate elimina o Colo-Colo. Aparentemente uma tarefa fácil, mas não é bem assim. É preciso cuidado. O jogo é decisivo. O time chileno tem mais experiência em competições internacionais. Aqui mesmo, no Castelão, o Colo-Colo engoliu o Fortaleza no primeiro tempo. Ganhou o jogo (1 x 2). Lucero e Solari fizeram a festa. Renato Kayzer diminuiu para o tricolor. Na fase final o Fortaleza reagiu, mas sua apresentação não foi boa.

Hoje, o Leão terá uma zaga alternativa. Ainda bem que o Anfitrião também tem problemas. No seu estádio, em Santiago, perdeu para o River Plate (1 x 2). Na rodada passada, em Buenos Aires, sofreu uma goleada (4 x 0), aplicada pelo River. Como o jogo será fechado ao público, caberá ao Leão tirar disso o melhor proveito. Apesar do insucesso na estreia, o Leão ganhou força no transcorrer da competição internacional. Se avançar para a fase seguinte da Libertadores, o Fortaleza ganhará confiança para buscar a almejada reação no Campeonato Brasileiro, onde ocupa, de forma inexplicável, a lanterna. Na Série A, seu próximo adversário será o Juventude, no Castelão. Jogo para se livrar de todas as mandingas.  

 

Decisão em Avellaneda 

 

A histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos estará em campo no Avellaneda. A decisão contra os argentinos sempre é muito complicada, máxime quando o jogo lá. Embora o Ceará tenha a vantagem de poder perder até por um gol de diferença, não deve o Vozão confiar apenas nessa situação que o favorece. Dependendo do andamento do jogo, tal vantagem pode ser ilusória.  

 

Experiência 

 

Ao contrário do Ceará, o Independiente tem ampla experiência em competições internacionais. O Vozão deve ter muito cuidado para não cair nas provocações que podem levar ao cartão vermelho. Eles usam de todos expedientes, quando querem irritar o adversário. Manter o equilíbrio emocional será de extrema importância.  

 

Retorno 

 

Que boa notícia a do retorno de Vina. Volta na hora certa. É preciso ter no time um jogador calejado nas pelejas históricas. Vina tem tudo para ser em campo o condutor dos alvinegros, ou seja, o que acalma quando os ânimos começarem a subir de temperatura. Não perder a serenidade e a concentração nos momentos mais difíceis do jogo.  

 

Síntese 

 

Os times cearenses lutam para avançar, respectivamente, na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana. São decisões em cenários diferentes, mas envolvidas por amplo interesse. Nunca, na história, o futebol cearense experimentou um estágio de tamanha expectativa. É uma pena que, no âmbito interno, as coisas estejam indo tão mal.