Desprestígio: um campeonato sem datas

Legenda: O Campeonato Cearense é organizado pela Federação Cearense de Futebol (FCF)
Foto: divulgação / FCF

A Copa do Nordeste entra hoje na fase eliminatória. Aí é tudo relâmpago. Um jogo só para despachar uma equipe e fazer avançar a outra. O Fortaleza é favorito. O Atlético de Alagoinha no lugar que há bem pouco tempo era reservado ao Bahia ou ao Vitória. É preciso muito cuidado por parte do Leão. O Atlético, com jeito de time do interior, já aprontou poucas e boas para cima dos grandes times de Salvador. O Atlético é o atual campeão baiano, título conquistado em 2021. E já está classificado para a fase semifinal do certame baiano de 2022. Portanto, tem de ser olhado com as devidas cautelas pelo Fortaleza. Enquanto isso, busca-se datas para as finais do Campeonato Cearense. Quando? Só Deus sabe. No momento não há como acomodar, pois começa uma sequência de jogos válidos pelas competições paralelas, consideradas de maior importância. Aí, de forma discreta e gradual, o primo pobre de todas as competições fica em compasso de espera. É o desprestígio ostensivo de um campeonato que já foi filé e hoje não passa de carne de pescoço. Quero acreditar que o Campeonato Cearense venha a terminar um dia, antes que caia no esquecimento dos atuais dirigentes. 

Existe 

Quero lembrar aos dirigentes que o Campeonato Cearense ainda existe. Quero lembrar que a fase final ainda não foi concluída. Quero lembrar que o Caucaia existe e está esperando a marcação das datas para disputar com o Fortaleza os dois jogos finais da temporada 2022. Estou lembrando tudo isso porque tenho a impressão que o “estadual” foi deixado para lá como coisa imprestável. 

Desrespeito 

O grande prejudicado nestas lambanças de datas inexistentes é o Caucaia. O time vinha no ritmo da competição. Em dois jogos, eliminou o Iguatu, autor da proeza de ter eliminado o poderoso Ceará. Aí, quando Caucaia se preparava para a fase final, viu o certame ser interrompido. E até agora não sabe quando jogará. Como se planejar? Cadê a receita para pagar o elenco? Até quando? 

Ritmo 

O Fortaleza, que não tem nada a ver com a falta de datas no certame estadual, vai cumprindo a sua missão na Copa do Nordeste. Mantém o ritmo nas disputas. Joga hoje contra o Atlético de Alagoinhas. Enquanto isso, o Caucaia, sem jogos oficiais, tende a perder o ritmo. Quando marcarem os dois jogos finais, Caucaia entrará em desvantagem, já pela paralisação que agora experimenta. 

Sub-judice 

É bom lembrar que existe ainda um imbróglio jurídico, envolvendo o Campeonato Cearense. Há aquela denúncia de compra e venda de resultados por parte do Crato e outros. Aguarda-se o julgamento do mérito da questão. Esse julgamento poderá alterar substancialmente o estado das coisas, inclusive mudanças na classificação. Meu Deus...