Imagens das Copas. Frankfurt, 1º de julho de 2006. Copa do Mundo da Alemanha. Time do Brasil que enfrentou a França. A partir da esquerda (em pé): Dida, Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Juninho Pernambucano e Cafu. Na mesma ordem (agachados): Ronaldinho, Zé Roberto, Roberto Carlos, Kaká e Ronaldo Fenômeno.
Descabida comparação
Leio os artigos escritos por Roberto Pompeu de Toledo na Veja. Bons, na maioria. Mas, o desta semana, muito infeliz. Diz que o zagueiro Bellini era medíocre no que fazia. E o compara ao político espanhol, Adolfo Suárez. Nada a ver. Descabida e injusta comparação. Pompeu reconhece que Bellini foi capitão exemplar, mas o reduz a zagueiro limitado, salvo apenas pela raça. A rigor, não era assim. A coincidência das mortes de Bellini e Suárez, em datas próximas, não poderia ter sido motivo para nivelar gestos e personagens tão diferentes. Desta vez, o Roberto Pompeu, que na maioria das vezes eu vi brilhante, foi medíocre no tema, medíocre no texto, medíocre nos argumentos.
Prefeito
Caro Roberto Cláudio, bom dia. Eis um veemente pedido: antes que matem um repórter ou um cinegrafista, seria possível criar no PV uma passagem por onde os profissionais de imprensa não fossem, como são agora, atirados no meio das torcidas, sujeitos a todo tipo de agressão e infortúnio. Isso é uma questão de segurança.
Antecedentes
A APCDEC, entidade dos cronistas esportivos, deve também solicitar junto à Secel (Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza) as devidas providências, iniciativa concreta, visando a dar aos profissionais de imprensa via de acesso, isolada do público. Em tempo: cronistas e cinegrafistas já foram agredidos.
Bellini, um gigante
Como mediano, medíocre, um Bellini que defendeu o Brasil em três Copas do Mundo, capitão campeão da Copa de 1958? Como medíocre quem tinha liderança sobre Gilmar, Nilton Santos, Zito, Garrincha, Didi, Zagalo, Pelé... Medíocre quem comandou o Vasco super-super-campeão carioca, diante do Flamengo de Joel, Dida e Zagalo e do Botafogo de Nilton Santos, Garrincha e Didi? Medíocre quem liderou o Vasco campeão do Torneio Rio-São Paulo? Certo estava o saudoso narrador Fiori Gigliotti. Tantas vezes eu o ouvi dizer: "Bellini, um gigante na área brasileira".
Orientação
O jovem zagueiro Max Oliveira tem potencial. Mas é importante que se conscientize da necessidade de aperfeiçoar seu desempenho. Dar uma olhada no gol de Magno Alves no clássico pode mostrar como a zaga do Leão vacilou. Naquele setor Max tem que comandar, exercer liderança mesmo. É assim que os grandes zagueiros se estabelecem.
Morte
O cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, atingido por um rojão, morreu em fevereiro passado. Aqui, domingo passado, vândalos levaram artefatos explosivos caseiros, com pregos e bilas de aço, conforme imagens mostradas na TV. É um absurdo cronista ter de enfrentar situação tão adversa? Avisei.
"Alguns jogadores até poderão voltar à equipe, mas, sem dúvida nenhuma, nós vamos pensar no Icasa como um todo. Poderemos mudar, mas dependerá do técnico e da comissão técnica".
André Turatto
Diretor técnico do Verdão