No embalo da virada
Hoje novamente o Ceará em campo. Pega o Sport na Ilha. Melhor esquecer o primeiro tempo do clássico, onde foi mal. Terá de inspirar-se na fase final onde promoveu a virada. Ir no embalo. Restou provado que Vicente, Assisinho e Bill fazem o alvinegro agudo, criativo e definidor. Não se pode perder de vista o regulamento da Copa do Nordeste, que valoriza com peso dois o gol fora de casa, quando, após os dois jogos, há igualdade de pontos. No Sport/PE, alguns conhecidos como Magrão (ex-Ceará), Patric, Rodrigo Mancha e Neto Baiano. O atacante Felipe Azevedo (ex-Ceará) está suspenso, mas Ananias está de volta. Acho o elenco do Ceará melhor, mas rivalidade e decisão nivelam.
Imagens das Copas. Foto batida no dia 9 de dezembro de 2005 em Leipzig, Alemanha, após o sorteio dos grupos para a Copa 2006. Técnicos do Grupo F (a partir da esquerda): técnico da Austrália, o holandês Guus Hiddink; técnico do Brasil, Carlos Alberto Parreira; técnico da Croácia, Zlatko Kranjcar; e o brasileiro Zico, técnico do Japão.
Reflexão
A preparação do Fortaleza para enfrentar o Icasa passa por uma reflexão sobre o que aconteceu no clássico. Qual o motivo do embotamento que paralisou a equipe após o primeiro gol do Ceará? O que levou a defesa a errar feio nos gols de Bill e principalmente no gol de Magno Alves, que ficou livre de marcação dentro da área tricolor?
Verdão único
O diretor técnico do Icasa, André Turatto, não aceita a colocação de quem divide o Icasa em duas formações, ou seja, time "A" e time "B". Para ele o Icasa é um só. Tudo bem. Ainda assim ficou evidente a diferença de resultado nesta reta final. Mas é bom lembrar que quem dividiu o Icasa em dois foi o próprio comando do clube.
Adversário
O Sport começou no Grupo D da Copa do Nordeste, com Botafogo/PB, Náutico/PE e Guarany/CE. E só passou porque beneficiado com a punição do Botafogo, que perdeu quatro pontos. Nas quartas-de-final, eliminou o CSA/AL: ganhou em Recife (2 x 0) e perdeu em Alagoas (1 x 0). Na fase semifinal, despachou o Santa Cruz (ganhou os dois jogos: o primeiro por 2 x 0 e o segundo por 2 x1). Portanto, eliminou seus dois principais rivais pernambucanos: Náutico na primeira fase e o Santa Cruz nas semifinais. Sempre alternou bons e maus momentos.
De camarote
Logo mais Vladimir de Jesus, técnico do Guarany/S, assiste de camarote ao desgaste do Ceará em Recife. O Bugre não conseguiu sequer uma vitória, quer diante do Ceará, quer diante do Fortaleza. O Ceará empatou no Junco (1 x 1) e ganhou o jogo de volta por 1 a 0. Se quiser jogar de igual com o Ceará, o Bugre cometerá desnecessária precipitação.
Setentão
Hoje, Calvino Pereira chega aos 70 anos. Em agosto ele fará 52 anos dedicados à OAB/CE. Uma vida, uma história. Calvino é pessoa muito querida, um gentleman. Parabéns. Dele recebi uma joia rara: DVD do filme "Rico Ri à Toa", com o grande Zé Trindade. Gravado em 1957, tem imagem antológica de Dolores Duran, cantando "Tião". Valeu!
"Temos de ter cautela, marcar forte, mas não deixar de fazer aquilo que estamos acostumados a fazer: jogar, ter a posse de bola e criar situações. Penso que o Sport deva sair para o jogo".
Ricardinho
Meia do Ceará