Tom Barros

Clássico preliminar

A luta por vantagem nos critérios de desempate na fase final acabou sustentando o interesse pelo clássico de amanhã. De qualquer forma, há que se reconhecer: não tem a mesma motivação de um clássico que já decide mesmo. Melhor será ver os times completos. Seria mais uma oportunidade para avaliar o potencial do jovem time tricolor quando diante do maior rival. No jogo de ida o Leão passou no teste. Quebrou a o argumento de que time vindo da Copa do Nordeste, teoricamente de nível maior, engoliria os concorrentes. O clássico de amanhã virou preliminar da decisão maior.

Arbitragem. Avelar Rodrigo comanda o clássico. Ele é bom. Mas terá de caprichar muito se quiser superar seu colega, Cleuton Lima, que deu um baile ao dirigir o clássico Fortaleza 1 x 1 Ceará no dia 9 de março passado.

Recordando. Julho de 1958. Uma menina de 10 anos, que sofria de poliomielite, sofreu cirurgia na perna. Enquanto convalescia, montou um álbum sobre seu ídolo: Bellini, do Vasco e da Seleção campeã do mundo. Certo dia, de surpresa recebeu a visita de Bellini, que soubera da menina e do álbum. Embora cheio de ocupações, achou tempo para ver a garota, que ficou muda de emoção. Dois anos depois, a menina encontrou Bellini em Copacabana. Ele a reconheceu e ela lhe disse que se submeteria à segunda cirurgia. Bellini foi visitá-la de novo. Os anos passaram. A menina tornou-se violonista, arranjadora e maestrina. Sim, Célia Vaz, uma das musicistas mais completas do Brasil, com sólida reputação internacional. Há alguns anos, Célia foi a São Paulo para encontrar Bellini e sua esposa Giselda. Houve o encontro, pleno de afetos, lágrimas e emoções.

Mais

De quem espero mais no clássico? Pelo Leão, Robert, Walfrido e Edinho; pelo Ceará, Ricardinho, Souza e Magno Alves. Quando digo mais, a rigor refiro-me a uma superação, ou seja, doação superior porque clássico não é um jogo comum. O nome diz tudo.

Sonho

Um clássico como nos velhos tempos em que as torcidas adversárias juntas chegavam aos estádios, juntas assistiam ao clássico e juntas saíam do estádio de volta para casa. Sonho. Sonhar é preciso, máxime num mundo de violência.

"Independente das circunstâncias do campeonato, o clássico Fortaleza x Ceará estanca a vida normal da cidade. Confiram a manhã à tarde".
Gomes Farias
Narrador da Verdinha

Quatro anos

Dos 23 atletas chamados por Dunga para a Copa do Mundo de 2010, cinco deles são fortes candidatos a figurar na lista de Felipão em sete de maio próximo: Júlio César, Daniel Alves, Maicon, Ramires e o então reserva Thiago Silva. Já Robinho e Kaká, titulares em 2010, têm remotas esperanças de convocação. (Dados de Airton Fontenele).

Emocionante

O texto do "Recordando" de hoje é apenas uma referência à bela crônica escrita por Ruy Castro. A crônica completa, original, cujo título é "Bellini e a Menina", emociona demais e foi publicada no "blog" de Luís Nassif em 2011. Hoje você pode ler a crônica, original, completa, no blog victorhannover1.Blogspot.Com.Br

Guinness book

José Renato Sátiro Santiago Júnior possui 23.150 publicações (livros, revistas, posters e jornais). Sua coleção de memórias esportivas foi reconhecida pelo Guinness Book como a maior do mundo. Renato, fundador do Memofut, é filho de cearense radicado em São Paulo e sobrinho do ex-zagueiro Fernando Sátiro, ídolo no São Paulo e no Fortaleza nos anos 1960.